Desafíos para la escolarización de estudiantes extranjeros en la ciudad de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02

Resumen

Este artículo aborda la realidad y desafíos de la escolarización de estudiantes extranjeros en una escuela de la ciudad de São Paulo. A partir de la revisión bibliográfica, investigación documental y entrevistas semiestructuradas con el equipo directivo y docentes de una escuela que atiende a migrantes, se discuten los límites de las políticas públicas educativas brasileñas para garantizar el derecho a la educación del migrantes. Los resultados obtenidos muestran contradicciones entre las prácticas declaradas por los entrevistados y las prácticas sociales de la escuela, resultando en dificultades efectivas para los profesionales para trabajar con la diversidad cultural que ingresa a la escuela. También se evidencia la ausencia de programas, proyectos y acciones para la inclusión de los migrantes que garanticen el derecho a la educación, ya sea en el macro campo de las políticas públicas educativas.

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Biografía del autor/a

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade da Cidade de São Paulo. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). (Fonte: Currículo Lattes)

Soraya Magnani Lobo Costa Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR

Professora de Geografia do Colégio Madre Cabrini. Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, sob supervisão do Dr.Eric Ferdinando Kanai Passone. Especialista/MBA em Gestão Escolar pela Esalq/USP, sob supervisão da Dra. Branca Camargo. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Senac. É graduada em Geografia. Ministra aula na Educação Básica no Ensino Médio e para curso Superior licenciatura Pedagogia, Geografia,Logística e Engenharia Civil. Participante do Grupo de Diálogos Interdisciplinares.

Publicado

2021-10-14

Cómo citar

Passone, E. F., & Ribeiro, S. M. L. C. (2021). Desafíos para la escolarización de estudiantes extranjeros en la ciudad de São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02