Estratégias de aprendizagem empregadas por professores da educação básica em exercício

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO10

Résumé

O uso de estratégias de aprendizagem tem sido proposto como um fator de proteção ao sucesso acadêmico, contribuindo para a aprendizagem autorregulada. O objetivo deste estudo foi analisar a frequência do uso das estratégias de aprendizagem de professores em exercício. Participaram do estudo 610 professores, com idade entre 22 e 71 anos. Foi utilizada como instrumento de medida a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem – EEA, constituída por 35 itens de estratégias de aprendizagem, subdivididos em 3 fatores. As análises evidenciaram que os participantes relataram utilizar as estratégias de Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva e as de Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais com maior frequência em relação ao uso das estratégias de Autorregulação Social. Não foi verificada diferença significativa em função do sexo. Além disso, observou-se uma tendência de que, quanto maior a idade e o tempo de experiência na ação docente, mais estratégico é o professor, segundo relatado na EEA-U, para os fatores de Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva e de Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais. Nossos achados indicam a necessidade de fomentar as políticas de formação inicial e continuada de professores em relação ao incentivo do uso de estratégias de aprendizagem em virtude dos seus benefícios para ensinar e aprender.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Humberto José Cardoso Pianca, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED)

Mestre em Educação (UEL).

Professor da Educação Básica da SEED/Paraná

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutora em Psicologia (Cornell University), Doutora e Mestre em Psicobiologia (FFCLRP/USP).

Professor Associado-Departamento de Educação-Psicologia Educacional.

Téléchargements

Publiée

2022-12-08

Comment citer

Pianca, H. J. C., & Alliprandini, P. M. Z. (2022). Estratégias de aprendizagem empregadas por professores da educação básica em exercício. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.AO10