O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações

Autores/as

  • Alex Oleandro Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02

Resumen

São trazidos neste artigo resultados preliminares de pesquisa sobre o livro didático de matemática no Brasil, após a criação do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD que teve início na década de 1980 e tem sido importante na orientação de ações de seleção, produção, distribuição e avaliação do livro didático no Brasil. Procuramos saber no universo dessa produção se as abordagens contemplavam a ideia de cultura escolar. Os dados apontaram para a produção de dois trabalhos sobre o livro didático de matemática contendo esse enfoque. Além disso, os estudos acham-se de modo geral situados no campo da História e da História da Educação, estando neste último situados os estudos referentes ao livro didático de matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BITTENCOURT, C. M. F. Em Foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, set./dez. 2004, v.30, n.3, p. 471-473. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a07v30n3.pdf. >Acesso em: 12 ago. 2012.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand do Brasil, 1989.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CHERVEL, A. História de las Disciplinas Escolares, reflexiones sobre um campo de investigación. Revista de Educación, 1991, nº 295, p. 69-111.

GARCIA, T. M. F. B.; SILVA, É. F. da. Livro didático de física: o ponto de vista de alunos do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2009, Curitiba; Encontro sul brasileiro de psicopedagogia, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009, p. 8595-8606.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LOPES, J. de A. Livro didático de matemática: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de análise e tendências em Educação Matemática. [s.n.], Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: <http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=3273782>. Acesso em: 30 ago. 2011.

NUNES, T. et al. Educação matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

ORY, P. L’Histoire Culturelle. Press Universitaires de France, 2004.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

SCHRÖDER, M. Livro didático público paranaense“língua portuguesa e literatura”: o professor-autor e o gênero discursivo. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba 2002.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 549-566.

BATISTA, A. A. G.; ROJO, R. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: VAL, M. da G. C.; MARCUSCHI, B. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p.13-45.

Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Gonçalves, A. O., & Teixeira Corrêa, R. L. (2016). O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 553–566. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02