O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02Abstract
São trazidos neste artigo resultados preliminares de pesquisa sobre o livro didático de matemática no Brasil, após a criação do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD que teve início na década de 1980 e tem sido importante na orientação de ações de seleção, produção, distribuição e avaliação do livro didático no Brasil. Procuramos saber no universo dessa produção se as abordagens contemplavam a ideia de cultura escolar. Os dados apontaram para a produção de dois trabalhos sobre o livro didático de matemática contendo esse enfoque. Além disso, os estudos acham-se de modo geral situados no campo da História e da História da Educação, estando neste último situados os estudos referentes ao livro didático de matemática.Downloads
References
BITTENCOURT, C. M. F. Em Foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, set./dez. 2004, v.30, n.3, p. 471-473. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a07v30n3.pdf. >Acesso em: 12 ago. 2012.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand do Brasil, 1989.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CHERVEL, A. História de las Disciplinas Escolares, reflexiones sobre um campo de investigación. Revista de Educación, 1991, nº 295, p. 69-111.
GARCIA, T. M. F. B.; SILVA, É. F. da. Livro didático de física: o ponto de vista de alunos do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 9., 2009, Curitiba; Encontro sul brasileiro de psicopedagogia, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009, p. 8595-8606.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
LOPES, J. de A. Livro didático de matemática: concepção, seleção e possibilidades frente a descritores de análise e tendências em Educação Matemática. [s.n.], Tese (Doutorado em educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: <http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=3273782>. Acesso em: 30 ago. 2011.
NUNES, T. et al. Educação matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
ORY, P. L’Histoire Culturelle. Press Universitaires de France, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SCHRÖDER, M. Livro didático público paranaense“língua portuguesa e literatura”: o professor-autor e o gênero discursivo. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba 2002.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, v. 30, n. 3, set./dez. 2004, p. 549-566.
BATISTA, A. A. G.; ROJO, R. Livros escolares no Brasil: a produção científica. In: VAL, M. da G. C.; MARCUSCHI, B. (Org.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p.13-45.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.