O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações

Autores

  • Alex Oleandro Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Rosa Lydia Teixeira Corrêa Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02

Resumo

São trazidos neste artigo resultados preliminares de pesquisa sobre o livro didático de matemática no Brasil, após a criação do Plano Nacional do Livro Didático – PNLD que teve início na década de 1980 e tem sido importante na orientação de ações de seleção, produção, distribuição e avaliação do livro didático no Brasil. Procuramos saber no universo dessa produção se as abordagens contemplavam a ideia de cultura escolar. Os dados apontaram para a produção de dois trabalhos sobre o livro didático de matemática contendo esse enfoque. Além disso, os estudos acham-se de modo geral situados no campo da História e da História da Educação, estando neste último situados os estudos referentes ao livro didático de matemática.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Gonçalves, A. O., & Teixeira Corrêa, R. L. (2016). O livro didático de matemática e cultura escolar em pesquisas: primeiras aproximações. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 553–566. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.DS02