Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores

Authors

  • Lísia Regina Ferreira Michels Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC - Brasil.
  • Maria Helena Villares Cordeiro Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó - Brasil
  • Paula Correa Tavares Psicóloga, Graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4393

Abstract

Esta pesquisa objetivou caracterizar as representações sociais dos professores que atuam num Colégio de Aplicação da Região Sul do Brasil sobre a instituição. A existência de diferentes representações sociais de professores pode afetar as relações entre os professores dos diferentes níveis de ensino e, consequentemente, o seu desenvolvimento profissional. Neste estudo foi adotada uma abordagem plurimetodológica, organizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário a 51 professores do colégio. Para a segunda etapa foram entrevistados três professores de cada nível de ensino, escolhidos aleatoriamente. A entrevista foi iniciada por meio da técnica de procedimento de classificações múltiplas, foi gravada e transcrita, para análise qualitativa das falas. A partir da análise das falas dos professores, foi possível confirmar as representações sociais dos professores sobre o colégio. Emergiram três categorias da representação social: a primeira categoria corresponde aos elementos necessários à aprendizagem dos alunos. A segunda categoria refere-se aos elementos relacionados ao que seria um ideal de profissionalismo, em uma dimensão institucional. A terceira categoria refere-se aos atributos pessoais de qualidade do professor.

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Published

2011-07-07

How to Cite

Ferreira Michels, L. R., Villares Cordeiro, M. H., & Correa Tavares, P. (2011). Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 397–416. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4393