Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4393Resumo
Esta pesquisa objetivou caracterizar as representações sociais dos professores que atuam num Colégio de Aplicação da Região Sul do Brasil sobre a instituição. A existência de diferentes representações sociais de professores pode afetar as relações entre os professores dos diferentes níveis de ensino e, consequentemente, o seu desenvolvimento profissional. Neste estudo foi adotada uma abordagem plurimetodológica, organizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário a 51 professores do colégio. Para a segunda etapa foram entrevistados três professores de cada nível de ensino, escolhidos aleatoriamente. A entrevista foi iniciada por meio da técnica de procedimento de classificações múltiplas, foi gravada e transcrita, para análise qualitativa das falas. A partir da análise das falas dos professores, foi possível confirmar as representações sociais dos professores sobre o colégio. Emergiram três categorias da representação social: a primeira categoria corresponde aos elementos necessários à aprendizagem dos alunos. A segunda categoria refere-se aos elementos relacionados ao que seria um ideal de profissionalismo, em uma dimensão institucional. A terceira categoria refere-se aos atributos pessoais de qualidade do professor.Downloads
Referências
DONADUZZI, A. Explico uma vez, eles fazem: a representação social do bom aluno entre as professoras do início do ensino fundamental. 2003. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.
FARR, R. M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 31-59.
FERNANDES, M. Z. Representação social do bom professor da educação infantil. 2004. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.
GILLY, M. Representações sociais no campo educativo. Educar, Curitiba, n. 19, p. 231-252, 2002. Disponível em: <http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/2092/1744>. Acesso em: 20 nov. 2009.
GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
GUARESCHI, T.; NAUJORKS, M. I. As representações sociais de professores acerca da aprendizagem de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/
GT15-2192--Int.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2007.
JODELET, D. Contribuições das representações sociais para a análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, L. et al. (Org.). Educação e trabalho: representações, competências e trajectórias. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007. p. 11-25.
KLEIN, J. A. A representação social sobre a matemática de professoras da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de escolas da rede municipal de Itajaí-SC. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SOUSA, C. P. Estudos de representações sociais em educação. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 14/15, p. 285-323, 2002.
SPINK, M. J. P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 1993. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000300017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jun 2007.
TEVES, N.; RANGEL, M. Representação social e educação. Campinas: Papirus, 1999.
VILLAS BÔAS, L. P. S. Teoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana. Psicologia e Educação, v. 19, p. 143-166, 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1414-69752004000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 3 jul. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.