Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores

Autores

  • Lísia Regina Ferreira Michels Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC - Brasil.
  • Maria Helena Villares Cordeiro Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó - Brasil
  • Paula Correa Tavares Psicóloga, Graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4393

Resumo

Esta pesquisa objetivou caracterizar as representações sociais dos professores que atuam num Colégio de Aplicação da Região Sul do Brasil sobre a instituição. A existência de diferentes representações sociais de professores pode afetar as relações entre os professores dos diferentes níveis de ensino e, consequentemente, o seu desenvolvimento profissional. Neste estudo foi adotada uma abordagem plurimetodológica, organizada em duas etapas distintas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário a 51 professores do colégio. Para a segunda etapa foram entrevistados três professores de cada nível de ensino, escolhidos aleatoriamente. A entrevista foi iniciada por meio da técnica de procedimento de classificações múltiplas, foi gravada e transcrita, para análise qualitativa das falas. A partir da análise das falas dos professores, foi possível confirmar as representações sociais dos professores sobre o colégio. Emergiram três categorias da representação social: a primeira categoria corresponde aos elementos necessários à aprendizagem dos alunos. A segunda categoria refere-se aos elementos relacionados ao que seria um ideal de profissionalismo, em uma dimensão institucional. A terceira categoria refere-se aos atributos pessoais de qualidade do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DONADUZZI, A. Explico uma vez, eles fazem: a representação social do bom aluno entre as professoras do início do ensino fundamental. 2003. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2003.

FARR, R. M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 31-59.

FERNANDES, M. Z. Representação social do bom professor da educação infantil. 2004. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2004.

GILLY, M. Representações sociais no campo educativo. Educar, Curitiba, n. 19, p. 231-252, 2002. Disponível em: <http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewFile/2092/1744>. Acesso em: 20 nov. 2009.

GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Org.). Textos em representações sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

GUARESCHI, T.; NAUJORKS, M. I. As representações sociais de professores acerca da aprendizagem de alunos com distúrbios globais do desenvolvimento. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/

GT15-2192--Int.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2007.

JODELET, D. Contribuições das representações sociais para a análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, L. et al. (Org.). Educação e trabalho: representações, competências e trajectórias. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007. p. 11-25.

KLEIN, J. A. A representação social sobre a matemática de professoras da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de escolas da rede municipal de Itajaí-SC. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2006.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SOUSA, C. P. Estudos de representações sociais em educação. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 14/15, p. 285-323, 2002.

SPINK, M. J. P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 1993. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000300017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jun 2007.

TEVES, N.; RANGEL, M. Representação social e educação. Campinas: Papirus, 1999.

VILLAS BÔAS, L. P. S. Teoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana. Psicologia e Educação, v. 19, p. 143-166, 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1414-69752004000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 3 jul. 2007.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Ferreira Michels, L. R., Villares Cordeiro, M. H., & Correa Tavares, P. (2011). Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 397–416. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4393