DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: transformações no currículo, na formação docente e nas práticas avaliativas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO05Abstract
Abstract
The article proposes a critical analysis of the mathematics curriculum from a decolonial perspective, challenging the dominant perception of mathematics as a neutral and universal field. The study argues that the mathematics curriculum, by privileging Eurocentric epistemologies, excludes the knowledge of Indigenous peoples, Africans, and other non-Western cultures, perpetuating social inequalities. From the perspectives of decoloniality and ethnomathematics, the article advocates for pedagogical restructuring that values epistemic diversity, promoting a more inclusive and critical education. The text explores how decoloniality can contribute to the deconstruction of hegemonic narratives in mathematics education and create space for social justice and educational equity. The article also emphasizes the importance of teacher training to recognize and integrate diverse epistemologies, and highlights the need to rethink standardized assessments, which reinforce exclusions and inequalities in the educational system. Ethnomathematics, as a cultural approach to mathematics, is presented as a viable alternative for building a more inclusive curriculum connected to students' realities.
Keywords: Decoloniality; Mathematics Curriculum; Ethnomathematics; Social Justice; Critical Mathematics Education.
Downloads
References
ASCHER, Marcia. Ethnomathematics: A multicultural view of mathematical ideas. Pacific Grove: Brooks/Cole Publishing Company, 1991.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ARAÚJO, Denise Lino de; NASCIMENTO, Antonio Naéliton do. Funções da escola: sujeitos, currículo e formação docente. Campina Grande: EDUFCG, 2023.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Ática, 2002.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática e educação: construindo uma ponte entre culturas. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
KATSAP, Ada; SILVERMAN, Fredrick L. Ethnomathematics of Negev Bedouins’ existence in forms, symbols and geometric patterns. Rotterdam: Sense Publishers, 2016.
KILPATRICK, Jeremy; HOYLES, Celia; SKOVSMOSE, Ole. Meaning in Mathematics Education. Springer, 2005.
MIGNOLO, Walter. On Decoloniality. Durham: Duke University Press, 2024.
NICOL, Cynthia; KNIJNIK, Gelsa; PENG, Aihui; CHERINDA, Marcos; BOSE, Arindam (Eds.). Ethnomathematics and Mathematics Education: International perspectives in times of local and global change. Cham: Springer, 2024.
POWELL, Arthur B.; FRANKENSTEIN, Marilyn (Eds.). Ethnomathematics: Challenging eurocentrism in mathematics education. Albany: State University of New York Press, 1997.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RISDIYANTI, Irma; PRAHMANA, Rully Charitas Indra. Ethnomathematics: Teori dan Implementasinya: Suatu Pengantar. Yogyakarta: UAD Press, 2020.
SETATI, Mamokgethi; BANGURA, Abdul Karim. African Mathematics: From bones to computers. Lanham: University Press of America, 2011.
SILVA, Tomaz T. da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Petrópolis: Vozes, 1999.
SKOVSMOSE, Ole. Critique as Uncertainty. New York: Springer, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.