A convergência entre complexidade e diálogo

fundamentos da educação para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS06

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo referenciam-se em pesquisa sobre a convergência da complexidade de Morin e a práxis crítico-dialógica conscientizadora de Paulo Freire. Para demonstrar tal convergência, a partir do Humanismo europeu, consideramos o processo de formação da época Moderna e suas influências sobre a formação do mundo e do sujeito contemporâneos, traçando a contribuição do pensamento de Morin e Freire como proposta crítica frente aos princípios da Modernidade. Ao sujeito biopsíquico, social e envolvido pelas teias de significados culturais, ser complexo e dialógico situado no tempo e no espaço históricos, apontamos a educação dialógica conscientizadora da complexidade como possibilidade de promoção da vida em abundância e da ética, tendo em vista a criação de uma nova consciência planetária no século XXI. Com a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos responder como o pensamento de Morin e Paulo Freire convergem ao fundamentar uma nova perspectiva para educação no mundo contemporâneo. A educação sob o viés do diálogo acerca da complexidade contribui para emersão de uma consciência comprometida com o respeito ao Planeta, com a vida humana e com a valorização das diversidades, assumindo novas perspectivas ante ao compromisso de construção da cidadania global solidária. Os resultados mostram que a convergência entre a complexidade e a educação dialógico-conscientizadora acontece pelas possibilidades de abordar a realidade como sendo irredutível a qualquer pretensão de certeza absoluta e definitiva por parte do conhecimento humano e pela alternativa convergente de complexidade e diálogo para educação do século XXI, em face aos princípios da Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí – (UNIVALI)

Universidade do Vale do Itajaí – (UNIVALI), Itajaí – Santa Catarina (SC) – Brasil. Pesquisador sênior do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, professor visitante da Faculdade de Letras e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal.

Jonatas Marcos da Silva Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí – (UNIVALI), Itajaí – Santa Catarina (SC) – Brasil. Orientador Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Luna, J. M. F. de, & Santos, J. M. da S. (2022). A convergência entre complexidade e diálogo: fundamentos da educação para o século XXI. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS06