Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02

Resumo

Este artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade da Cidade de São Paulo. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). (Fonte: Currículo Lattes)

Soraya Magnani Lobo Costa Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR

Professora de Geografia do Colégio Madre Cabrini. Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, sob supervisão do Dr.Eric Ferdinando Kanai Passone. Especialista/MBA em Gestão Escolar pela Esalq/USP, sob supervisão da Dra. Branca Camargo. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Senac. É graduada em Geografia. Ministra aula na Educação Básica no Ensino Médio e para curso Superior licenciatura Pedagogia, Geografia,Logística e Engenharia Civil. Participante do Grupo de Diálogos Interdisciplinares.

Downloads

Publicado

2021-10-14

Como Citar

Passone, E. F., & Ribeiro, S. M. L. C. (2021). Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02