Evidências de engajamento docente na formação continuada de professores de Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO05

Resumo

A formação continuada é um campo complexo de discussão que envolve a superação de desafios para envolver professores em suas práticas.  Embora pouco explorado na literatura brasileira, o engajamento docente é considerado um parâmetro para avaliar o êxito de práticas educativas, segundo a literatura internacional.
A pesquisa se deu no âmbito da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, envolvendo professores de Ciências e Biologia que passaram a experimentar um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas. O estudo parte da seguinte questão: Qual a possível influência de um modelo de formação continuada em rede, que faz uso de metodologias ativas, no engajamento de professores de Ciências e Biologia? Para responder tal questão, traçamos dois objetivos: identificar as evidências de engajamento docente presentes no modelo de formação continuada e analisar a percepção dos professores sobre seu engajamento em relação ao processo formativo vivenciado. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados, utilizou-se: análise documental, aplicação de um questionário e uma entrevista em formato de Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). O tratamento dos dados se deu através da Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) com triangulação de dados. Como resultados, identificamos que o modelo de formação continuada apresentou evidências que levaram ao engajamento do professor com seu processo formativo, sendo elas: as temáticas da formação, a vinculação da formação a eventos científicos da universidade, o papel do formador como mediador do processo, um olhar para as necessidades formativas e a metodologia colaborativa presente nas formações. Outros resultados também evidenciam que a maioria dos professores se percebeu engajado no processo formativo ao longo de um contínuo. Nesse sentido, podemos concluir que a metodologia da formação foi o principal elemento motivador da formação e que se destacou como fator essencial na promoção do engajamento docente durante o processo formativo.

 

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Biografia do Autor

Climéria Ramalho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra no Ensino de Ciências- pelo programa de Pós graduação em Ensino de Ciências da UFRPE. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em ENEM Competências e Habilidades em Matemática e Ciências da Natureza.  Tem ampla experiência com a docência no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental anos finais e  Médio além coordenar formação continuada de professores em rede pública, desenvolvendo oficinas formativas com foco na colaboração, diálogo e reflexão. Faz parte do grupo de pesquisa Formação de Professores/ GHIFOP-CNPq/UFRPE e vem desenvolvendo pesquisas na área da formação continuada de professores e engajamento docente . Possui projetos premiados pela Secretaria de educação e saúde de PE, Espaço Ciência (Ciência Jovem) e CECINE-UFPE. 

Maria Marly de Oliveira , UFRPE-Profa Sênior da UFRPE

Professora do Quadro permanente do PPGEC-UFRPE. Autora de duas metodologias ativas: Metodologia Interativa e Sequencia Didática Interativa (SDI). Tem vários livros e artigos publicados, com destaque para as obras: Com fazer pesquisa qualitativa e  Sequencia Didática Interativa no processo de formação de professores –Editora VOZES. Avaliadora Ad-hoc do CNPq.

 

Ernandes Rodrigues do Nascimento, Professor Adjunto / Must University

Professor Adjunto e Orientador no Master of Science in Emergent Technologies in Education da Must University (Flórida/EUA). Learning Architect na Equipe de Design Pedagógico da Universidade Europeia (Lisboa/Portugal). Professor Doutor nos Cursos de Gestão do Centro Universitário Maurício de Nassau (Paulista/Brasil). Líder do Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Lab Educat da Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). Pesquisador Convidado no Núcleo de Estudos e Pesquisa de Práticas Inovadoras - NEPPI e no Grupo de Pesquisa de Economia Criativa - UFPE. Avaliador Ad-hoc no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério de Educação (Brasília/Brasil).

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Beserra Ramalho, C., de Oliveira , M. M., & Rodrigues do Nascimento, E. (2023). Evidências de engajamento docente na formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1450–1466. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO05