Educação a distância e identidade profissional docente

tendências e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO08

Resumo

No Brasil, a Educação a Distância, ao longo do tempo, atravessou a era dos Correios, passando pelo rádio e pela televisão, vivendo, hoje, o tempo da internet e provocando, com isso, transformações no campo social, cultural e educacional que afetam diretamente a identidade profissional em todas as áreas. Nesse contexto o presente estudo infere acerca da relação existente entre a Educação a Distância (EaD) e a Identidade Profissional Docente, elencando como problemática de pesquisa o seguinte questionamento: quais as implicações educacionais e pedagógicas incididas sobre a identidade profissional docente, oriundas dos incrementos pedagógicos e docentes da Educação a Distância? O objetivo é, portanto, analisar a relação existente entre o surgimento e a consolidação da EaD no Brasil, seus avanços pedagógicos e a influência da virtualidade na formação de professores. A pesquisa se configura como sendo exploratória, de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Os resultados revelam que a EaD se configura como uma modalidade de ensino que demanda práticas educativas, pedagógicas e docentes alinhadas às necessidades provenientes da virtualidade. Evidenciam, ainda, que ela oferece novas oportunidades de desenvolvimento profissional, por fomentar a exploração de novas abordagens tecnológicas e pedagógicas, impactando na reelaboração da identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Coutinho, H. R. do N., Carvalho, A. D. F., & Alcoforado, J. L. M. (2024). Educação a distância e identidade profissional docente: tendências e possibilidades. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO08