A pedagogia freireana

um diálogo sobre a liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO07

Resumo

O artigo tem como tema A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade, enunciando a influência do pensamento freireano na superação da opressão em vistas da humanização. O problema da pesquisa compreende qual a importância e atualidade da pedagogia freireana na consolidação de sociedades humanizadas? O objetivo consiste em analisar de forma reflexiva a pedagogia freireana, sua importância e atualidade em provocar no ser humano a capacidade de superação da opressão por meio da formação de consciência crítica e humanizadora. Para a problematização do estudo, segue-se o método hermenêutico-dialético, atentando-se de forma analítica e reflexiva ao referencial teórico freireano. Nesse contexto, a historicidade é ponto primordial para a dinâmica formativa da consciência de si e de outrem. Ter consciência do ser e estar no mundo com os outros, das fragilidades existentes na sociedade, abrem-nos caminhos de práxis, de criação e recriação de uma formação genuína, capaz de tornar o mundo mais bonito. Destaca-se que o espaço educacional é um berçário de grandes causas, e a teoria e o método freireano corroboram com o diálogo problematizador e coloca o sujeito numa condição de intervenção e transformação das realidades. Em síntese, encontra-se na pedagogia freireana elementos epistemológicos que colocam o diálogo como potência geradora de solidariedade, de humanização e de garantia da dignidade humana. A história do sujeito se faz e se refaz no exercício de relações humanas saudáveis, pautadas pela diversidade existe nas sociedades.

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Biografia do Autor

Volnei Fortuna, Universidade La Salle Canoas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (RS), Coordenador pedagógico no Colégio Salvatoriano Bom Conselho e Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Câmpus Sertão: Sertão, RS, BR. 

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Fortuna, V. (2023). A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1479–1490. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO07