A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas

Autores

  • Josemar Farias da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Selma Suely Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-6765-4568

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO12

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar um conjunto de propostas e ações organicamente articuladas, desenvolvidas no âmbito da rede estadual de ensino do Amazonas que se denominou como uma Política de Gestão, Responsabilização e Testagem. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico e dialético guiaram o percurso da análise documental. Desse modo, observa-se o movimento de disputa pela hegemonia da escola pública, que baseado no paradigma da qualidade total em educação, se materializa a partir da implementação de sistemas de testagem em larga escala, como principal mecanismo de aferição da qualidade educacional. Os resultados mostram que a agenda do capital financeiro para a educação no Amazonas configura-se como um grande mercado a ser explorado, considerando as contradições e antagonismos de uma sociedade de classes ao qual a escola está inserida.

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Biografia do Autor

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação. Docente do PPGE/UFAM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Silva, J. F. da, & Oliveira, S. S. B. de. (2023). A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1551–1567. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO12