Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças

sob a perspectiva de quem investiga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS10

Resumo

O artigo tem como temática a pesquisa com crianças. Apresenta dados de uma investigação realizada entre os anos de 2017 e 2019, a partir da etnografia interacional e observação participante. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de letramento em um grupo de estudos bíblicos, da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração, situada em uma comunidade rural no interior do Rio Grande do Sul. Neste texto, o foco foi na perspectiva de quem investiga, a fim de identificar os desafios, as possibilidades e as negociações estabelecidas no momento de entrada no campo empírico, a partir das escritas no diário de campo. Dentre os aspectos discutidos no texto, destacam-se as negociações e os ajustes que foram sendo feitos tanto no início, quanto no decorrer das observações; os indícios de rejeição e aceitação da pesquisadora pelas crianças; os movimentos realizados entre teoria e a realidade observada, visando conhecer e compreender o fenômeno investigado e buscando se despir de preconceitos. Aspecto esse que exigiu um exercício constante da pesquisadora, uma vez que, observou-se um choque cultural, causado pelo estranhamento quanto às práticas pentecostais. As falas das crianças permitem compreender como elas pensam, sentem e valorizam alguns aspectos da cultura compartilhada com adultos, no contexto que estão inseridas. Os significados que elas atribuem às palavras, geralmente estão vinculados ao contexto da Igreja Evangélica Pentecostal que elas vivenciam

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Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Doutora em Educação.

Eneusa Mariza Pinto Xavier, Universidade Federa de Pelotas

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas, na linha de História da Educação e filosofia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2019), vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI. Atuou como pesquisadora no Programa de Extensão Educação e Memória- Educamemória - Furg no ano de 2015. É professora de Anos Iniciais e Educação Infantil, atualmente exercendo suas funções como diretora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilino Patella. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pentecostalismo, Letramento ( práticas), pesquisa com crianças e  etnografia.

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas.

 

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de Porto Alegre. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-graduação. Vinculado ao Centro de Estudos e Investigação em História da Educação. Coordena o Centro de Documentação - CEDOC.

 

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Medeiros Nogueira, G., Pinto Xavier, E. M., & Arriada, E. (2023). Desafios e possibilidades na pesquisa com crianças: sob a perspectiva de quem investiga . Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS10