Triangulação metodológica em pesquisas etnográficas com e sobre crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS08

Resumo

Este artigo analisa os alcances e limites de metodologias de pesquisa e advoga pela importância da triangulação na construção e na análise de dados em estudos das infâncias, em especial, nas pesquisas com e sobre crianças. Situado na interseção dos Novos Estudos Sociais da Infância com a produção científica da área da Educação da Criança de Zero a Seis Anos, o texto parte da seguinte problematização: Que orientações metodológicas seriam adequadas para permitir a identificação das peculiaridades das infâncias e das relações sociais que se estabelecem nos primeiros anos de vida, em especial em contextos educativos? Para debater esta e outras questões, são revisitados dados de uma pesquisa cujo trabalho de campo foi desenvolvido ao longo de nove meses do ano de 2013, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram do estudo, dezoito crianças de quatro/cinco anos (oito meninas e dez meninos), além de duas professoras. A produção de dados ocorreu por meio de observação participante; de desenhos articulados com a oralidade; de fotografias produzidas pelas crianças, também conjugadas com suas falas, e de entrevistas. As análises sugerem que a triangulação, quando associada aos princípios da etnografia, tais como a observação prolongada; a construção de análises holísticas e, ao mesmo tempo focalizadas, associados à dimensão autocorretiva e reflexiva, possibilita a ampliação da interpretação dos dados e o alargamento da construção de sentidos e de possibilidades para a pesquisa com e sobre crianças e infâncias.

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Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação.

Mônica Correia Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Pesquisadora do CEALE - Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da FAE/UFMG e do NEPEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil da FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG (1992), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (1995), Doutora em educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008), Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Autônoma de Barcelona (2016). Líder do grupo de pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI (CNPq). Coordenadora do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC/UFMG/UNIRIO/UFRJ).

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Santos, S. V. S. dos, & Baptista, M. C. (2023). Triangulação metodológica em pesquisas etnográficas com e sobre crianças. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS08