As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa

Autores

  • Eduardo Martins de Pinho Mestre em Psicologia (especialização em Psicologia da Educação) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e mestrando em Psicologia (especialização em Psicologia Clínica) pela mesma universidade, Vila Real - Portugal.
  • Carlos Alberto Ferreira Doutor em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), professor auxiliar na mesma universidade e pesquisador integrado do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Vila Real - Portugal.
  • José Pinto Lopes Doutor em Psicologia pela UTAD e professor associado da mesma universidade, Vila Real - Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS05

Resumo

A aprendizagem cooperativa é um método em que os alunos trabalham em pequenos grupos heterogêneos, com papéis previamente definidos, trocando informações e partilhando materiais, estando cada aluno consciente de que só terá sucesso se todos os elementos do grupo também tiverem. Esse método, apesar de ainda ser pouco utilizado em Portugal, aos poucos vem ganhando força. Nesse sentido, realizou-se uma investigação para compreender as opiniões sobre a aprendizagem cooperativa de professores que a utilizavam no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a sete professoras do ensino básico e secundário português. Por meio dela, verificou-se que, para as professoras entrevistadas, a aprendizagem cooperativa é um método que tem como principais vantagens o aumento do rendimento acadêmico e da autoestima dos alunos e a melhoria das suas competências sociais. Por outro lado, identificaram-se algumas dificuldades na sua implementação em sala de aula, nomeadamente no nível dos alunos, do tempo disponível, dos recursos e da extensão dos programas.

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Publicado

2013-07-12

Como Citar

Martins de Pinho, E., Ferreira, C. A., & Pinto Lopes, J. (2013). As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 913–937. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS05