Trabalho e educação

concepções das políticas para EPT e dos alunos do ensino médio integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS08

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é compreender a concepção de educação e trabalho dos alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Anápolis, e empreender uma análise a respeito da concepção de trabalho e educação contida nas políticas educacionais voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde a LDB/1971 até a Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei 13415/2017), levando-se em consideração como a teoria do capital humano influencia as formas de percepção da educação e do trabalho nas políticas educacionais para a EPT. Conhecer essas concepções irá contribuir para o estudo e implementação de ações voltadas para fortalecer um conceito de EPT que vá além da preparação pura e simples para o mercado de trabalho, como requer o ideário neoliberal. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo exploratório, descritivo e analítico, desenvolvida em duas fases: fase 1, revisão bibliográfica e análise documental, e fase 2, pesquisa de campo. De forma geral, percebe-se que as políticas voltadas para a EPT no Brasil se adequam aos imperativos da Teoria do Capital Humano, tendo como base uma concepção de educação e trabalho limitada que se refere apenas ao atendimento dos ditames do mercado capitalista. Os alunos participantes da pesquisa têm dificuldades em compreender a EPT e o trabalho em uma perspectiva mais crítica. O que não acontece com a educação; esta é vista como fundamental para emancipação, desenvolvimento da autonomia e da crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamylla Borges, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011) e doutorado em Ensino na Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Professora na Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Borges, K. (2022). Trabalho e educação: concepções das políticas para EPT e dos alunos do ensino médio integrado. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS08