A não inovação do programa Ensino Médio inovador

Autores

  • Silvia Cristina Conde Nogueira
  • Pedro Rodolfo Fernandes da Silva
  • Thayná Gundin Gadelha

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS13

Resumo

O Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) objetiva o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras em escolas de Ensino Médio. Entretanto, trabalhos acadêmicos e observação da realidade de uma escola da zona de norte de Manaus revelam os óbices desse programa. Nesse contexto, a partir do conceito de paradoxo lógico, que implica a existência de duas proposições contraditórias advindas de premissas reconhecidas como verdadeiras, apresenta-se o paradoxo da não inovação do Programa Ensino Médio Inovador. Nesse sentido, o artigo visa problematizar esse paradoxo com o intuito de ensejar a discussão acerca dos limites dessa política educacional. Para tal, efetuou-se a revisão de literatura, a pesquisa documental, a pesquisa de campo e a análise dos dados, a partir das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Comparam-se os argumentos que sustentam a inovação e os contrários por meio de documentos do Ministério da Educação, das teses, das dissertações e da realidade observada em uma escola de Manaus. A análise das contradições do PROEMI viabilizou a conclusão de que uma política governamental que propõe promover a melhoria da qualidade da Educação, com ações restritas de reestruturação curricular e readequação de práticas pedagógicas, em nada inova na solução de problemas sócio-históricos relacionados ao Ensino Médio, pois traz consigo problemas como a distorção idade/série, a evasão dos alunos e os baixos índices alcançados nas avaliações nacionais.


        

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Biografia do Autor

Silvia Cristina Conde Nogueira

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2016) em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Chefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação/UFAM (2016-2018). Diretora da Faculdade de Educação, eleita para o quadriênio 2018-2022. Professora Adjunto I do DAPLAN. Professora Credenciada no PPGE/UFAM. Professora da Educação Infantil (1993-2000). Professora da Educação de Jovens e Adultos (1994-1995). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (2005).

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2017)
Professor Adjunto I da Universidade Federal do Amazonas , Brasil

Thayná Gundin Gadelha

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil(2018)

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Nogueira, S. C. C., da Silva, P. R. F., & Gadelha, T. G. (2018). A não inovação do programa Ensino Médio inovador. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1272–1290. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS13