A não inovação do programa Ensino Médio inovador

Auteurs

  • Silvia Cristina Conde Nogueira
  • Pedro Rodolfo Fernandes da Silva
  • Thayná Gundin Gadelha

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS13

Résumé

O Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) objetiva o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras em escolas de Ensino Médio. Entretanto, trabalhos acadêmicos e observação da realidade de uma escola da zona de norte de Manaus revelam os óbices desse programa. Nesse contexto, a partir do conceito de paradoxo lógico, que implica a existência de duas proposições contraditórias advindas de premissas reconhecidas como verdadeiras, apresenta-se o paradoxo da não inovação do Programa Ensino Médio Inovador. Nesse sentido, o artigo visa problematizar esse paradoxo com o intuito de ensejar a discussão acerca dos limites dessa política educacional. Para tal, efetuou-se a revisão de literatura, a pesquisa documental, a pesquisa de campo e a análise dos dados, a partir das categorias da totalidade, da contradição e da mediação. Comparam-se os argumentos que sustentam a inovação e os contrários por meio de documentos do Ministério da Educação, das teses, das dissertações e da realidade observada em uma escola de Manaus. A análise das contradições do PROEMI viabilizou a conclusão de que uma política governamental que propõe promover a melhoria da qualidade da Educação, com ações restritas de reestruturação curricular e readequação de práticas pedagógicas, em nada inova na solução de problemas sócio-históricos relacionados ao Ensino Médio, pois traz consigo problemas como a distorção idade/série, a evasão dos alunos e os baixos índices alcançados nas avaliações nacionais.


        

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Silvia Cristina Conde Nogueira

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Mestrado (2007) e Doutorado (2016) em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Chefe do Departamento de Administração e Planejamento (DAPLAN) da Faculdade de Educação/UFAM (2016-2018). Diretora da Faculdade de Educação, eleita para o quadriênio 2018-2022. Professora Adjunto I do DAPLAN. Professora Credenciada no PPGE/UFAM. Professora da Educação Infantil (1993-2000). Professora da Educação de Jovens e Adultos (1994-1995). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (2005).

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2017)
Professor Adjunto I da Universidade Federal do Amazonas , Brasil

Thayná Gundin Gadelha

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil(2018)

Téléchargements

Publiée

2018-12-18

Comment citer

Nogueira, S. C. C., da Silva, P. R. F., & Gadelha, T. G. (2018). A não inovação do programa Ensino Médio inovador. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1272–1290. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS13