O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7629Résumé
Pierre Bourdieu dedicou-se à análise do sistema de ensino (francês), evidenciando a distância entre a educação escolar praticada e o modelo preconizado pelas políticas educacionais. Seus estudos desencadearam uma crítica radical sobre os princípios da escolarepublicana. A escola se constituiu, portanto, no alvo privilegiado de algumas de suas principais obras (Os herdeiros, 1964; A reprodução, 1970; Homo academicus, 1984; A nobrezade Estado, 1989) e sempre ocupou um lugar importante nas demais. Nosso objetivo neste trabalho consiste em revisitar reflexões teóricas que permanecem relevantes no desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social e que estão nosdiscursos sobre a democratização da educaçãoTéléchargements
Références
BERNSTEIN, B. À propos du curriculum (1975). In: FORQUIN, J.-C. (Org.). Les sociologues de l’éducation américain et britanniques; présentation et choix des textes. Bruxelles: De Boeck Université; INRP, 1997a. p. 165-171.
BERNSTEIN, B. Écoles ouvertes, société ouverte? (1967). In: FORQUIN, J.-C. (Org.). Les sociologues de l’éducation américain et britanniques; présentation et choix des textes. Bruxelles: De Boeck Université; INRP, 1997b. p. 156-164.
BOURDIEU, P. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980.
BOURDIEU, P. Propositions pour l’enseignement de l’avenir/Rapport au Président de la RéPublique. Paris: Collège de France, 1985.
BOURDIEU, P. La noblesse d’État: grandes écoles et esprit de corps. Paris: Minuit, 1989.
BOURDIEU, P. La misère du monde. Paris: Seuil, 1993.
BOURDIEU, P. Sur la televisión: suivi de l’emprise du journalisme. Paris: Raisons d’Agir, 1996.
BOURDIEU, P. Méditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997.
BOURDIEU, P. Contre-feux: propos pour servir à la résistance contre l’invasion neo-libérale. Paris: Raisons d’Agir, 1998.
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. Escritos de educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 39-64. (Publicado originalmente em francês, 1966).
BOURDIEU, P. Les structures sociales de l’économie. Paris: Seuil, 2000.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001a. (Publicado originalmente em francês, 1989).
BOURDIEU, P. Science de la science et réflexivité. Paris: Raisons d’Agir, 2001b.
BOURDIEU, P. Contre-feux 2: pour un mouvement social européen. Paris: Raisons d’Agir, 2001c.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003. (Publicado originalmente em francês, 1994).
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre: Zouk, 2007. (Publicado originalmente em francês, 1979).
BOURDIEU, P. Homo academicus. Florianópolis: UFSC, 2011. (Publicado originalmente em francês, 1984).
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2. ed. 1982. (Publicado originalmente em francês, 1970).
BOURDIEU, P.; CHAMBOREDON, J. C.; PASSERON, J.-C. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Petrópolis: Vozes, 1999. (Publicado originalmente em francês, 1968).
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1985. (Publicado originalmente em francês, 1964).
DURU-BELLAT, M.; ZANTEN, A. H.-V. Sociologie de l’école. Paris: Armand Colin, 1992.
LAHIRE, B. Pour une sociologie à l’état vif. In: LAHIRE, B. Le travail sociologique de pierre Bourdieu: dettes et critiques. Paris: Éditions La Découverte, 1999. p. 5-20.
MICELI, S. Introdução: a emoção raciocinada. In: BOURDIEU, P. Esboço de auto-análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 7-20.
POUPEAU, F. Une sociologie d’État: L’École et ses experts en France. Paris: Raisons d’Agir, 2003.
VALLE, I. R. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação Incontestável. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 1, p. 117-134, 2007. doi:10.1590/S1517- 97022007000100008.
VALLE, I. R. Pierre Bourdieu: a pesquisa e o pesquisador.
BIANCHETTI, L.; MEKSENAS, P. (Org.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas: Papirus, 2008. p. 95-117.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.