O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu

Autores/as

  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7629

Resumen

Pierre Bourdieu dedicou-se à análise do sistema de ensino (francês), evidenciando a distância entre a educação escolar praticada e o modelo preconizado pelas políticas educacionais. Seus estudos desencadearam uma crítica radical sobre os princípios da escolarepublicana. A escola se constituiu, portanto, no alvo privilegiado de algumas de suas principais obras (Os herdeiros, 1964; A reprodução, 1970; Homo academicus, 1984; A nobrezade Estado, 1989) e sempre ocupou um lugar importante nas demais. Nosso objetivo neste trabalho consiste em revisitar reflexões teóricas que permanecem relevantes no desvelamento das lógicas que movem as estratégias de reprodução social e que estão nosdiscursos sobre a democratização da educação 

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Publicado

2013-07-11

Cómo citar

Ribeiro Valle, I. (2013). O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 411–437. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7629