Pedagogia na universidade em transição: reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal

Auteurs

  • Rita de Cássia M. T. Stano Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora em Ciências da Educação, professora associada da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), coordenadora do curso de extensão Educação Continuada para a Terceira Idade e do Grupo de Ensino e Pesquisa em Humanas, ambos da Unifei, Itajubá, MG - Brasil.
  • Flávia Vieira Doutora em Educação e professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, desenvolve projetos e publica nas áreas da Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, Educação em Línguas e Pedagogia no Ensino Superior, Braga, Portugal

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO05

Résumé

O presente texto discute o lugar da Pedagogia na universidade e a promoção da qualidade do ensino, no quadro de políticas atuais de reforma do Ensino Superior provenientes do Processo de Bolonha. Entende-se que tais políticas também influenciam as políticas públicas no Brasil e apresentam-se elementos teórico-metodológicos facilitadores para futura análise nesse contexto. Com a finalidade de compreender o impacto do Processo de Bolonha no âmbito da inovação e da supervisão da ação docente, realizou-se uma pesquisa exploratória em Portugal, a partir de entrevistas a seis gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de três universidades públicas. Conclui-se que a inovação e a supervisão se movem num terreno em transição, incorporando lógicas contraditórias de algum modo decorrentes de tensões inerentes às mudanças em curso, mas no qual podemos entrever sinais de construção de uma cultura pedagógica mais refletida e coletivizada, potencialmente instigadora da reconfiguração da profissionalidade docente no meio académico. 

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Publiée

2014-07-12

Comment citer

M. T. Stano, R. de C., & Vieira, F. (2014). Pedagogia na universidade em transição: reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 605–628. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO05