Pedagogia na universidade em transição: reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO05Resumo
O presente texto discute o lugar da Pedagogia na universidade e a promoção da qualidade do ensino, no quadro de políticas atuais de reforma do Ensino Superior provenientes do Processo de Bolonha. Entende-se que tais políticas também influenciam as políticas públicas no Brasil e apresentam-se elementos teórico-metodológicos facilitadores para futura análise nesse contexto. Com a finalidade de compreender o impacto do Processo de Bolonha no âmbito da inovação e da supervisão da ação docente, realizou-se uma pesquisa exploratória em Portugal, a partir de entrevistas a seis gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de três universidades públicas. Conclui-se que a inovação e a supervisão se movem num terreno em transição, incorporando lógicas contraditórias de algum modo decorrentes de tensões inerentes às mudanças em curso, mas no qual podemos entrever sinais de construção de uma cultura pedagógica mais refletida e coletivizada, potencialmente instigadora da reconfiguração da profissionalidade docente no meio académico.Downloads
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