Pedagogia na universidade em transição: reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal

Autores

  • Rita de Cássia M. T. Stano Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora em Ciências da Educação, professora associada da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), coordenadora do curso de extensão Educação Continuada para a Terceira Idade e do Grupo de Ensino e Pesquisa em Humanas, ambos da Unifei, Itajubá, MG - Brasil.
  • Flávia Vieira Doutora em Educação e professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, desenvolve projetos e publica nas áreas da Formação de Professores, Supervisão Pedagógica, Educação em Línguas e Pedagogia no Ensino Superior, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO05

Resumo

O presente texto discute o lugar da Pedagogia na universidade e a promoção da qualidade do ensino, no quadro de políticas atuais de reforma do Ensino Superior provenientes do Processo de Bolonha. Entende-se que tais políticas também influenciam as políticas públicas no Brasil e apresentam-se elementos teórico-metodológicos facilitadores para futura análise nesse contexto. Com a finalidade de compreender o impacto do Processo de Bolonha no âmbito da inovação e da supervisão da ação docente, realizou-se uma pesquisa exploratória em Portugal, a partir de entrevistas a seis gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de três universidades públicas. Conclui-se que a inovação e a supervisão se movem num terreno em transição, incorporando lógicas contraditórias de algum modo decorrentes de tensões inerentes às mudanças em curso, mas no qual podemos entrever sinais de construção de uma cultura pedagógica mais refletida e coletivizada, potencialmente instigadora da reconfiguração da profissionalidade docente no meio académico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNETT, R.; COATE, K. Engaging the curriculum in higher education. Berkshire: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2005.

BROCKBANK, A.; MCGILL, I. Facilitating reflective learning in higher education. Buckingham: The Society for Research into Higher Education & Open University Press, 1998.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

COLENCI, A. T. O ensino de engenharia como uma atividade de serviços: a exigência de atuação em novos patamares de qualidade acadêmica. 2000. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) — Universidade de São Paulo, São Carlos, 2000.

DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1994.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2005.

ESTEVES, M. Sentidos da inovação pedagógica no ensino superior. In: LEITE, C. (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas/Livraria da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2010. p. 45-61

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1996.

GLICKMAN, C.; GORDON, S.; ROSS-GORDON, J. SuperVision and instructional leadership: a developmental approach. 6. ed. Boston: Pearson Education, 2004.

GUEDES, M. G. et al. Ensino e aprendizagem por projeto. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2007.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HUET, I. et al. Docência no ensino superior: partilha de boas práticas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.

JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 7. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

LIMA, L.; AZEVEDO, M. L. N. de; CATANI, A. M. O processo de Bolonha, o ensino superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Revista Avaliação, v. 13, n. 1, p. 7-36, 2008.

NÓVOA, A. Universidade e formação docente (Entrevista). Revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, p. 129-137, 2000.

ROBINSON, V. The identification and evaluation of power in discourse. In: CORSON, D. (Ed.). Discourse and power in educational organizations. Cresskill: Hampton Press, 1995. p. 111-130.

MORIN, E. O paradigma perdido: a natureza humana. 4. ed. Portugal: Nova América, 1973.

SÁ-CHAVES, I. Formação, conhecimento e supervisão: contributos nas áreas de formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2000.

SHULMAN, L. Teaching as community property: essays on higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.

SILVA, M. C. Ensino superior, desigualdades sociais e processo de Bolonha: do velho ao novo elitismo na sociedade do conhecimento. Revista Travessias, n. 10, p. 79-102, 2011.

SILVA, T. T. da; MOREIRA, A. F. (Org.). Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

SMYTH, J. Developing and sustaining critical reflection in teacher education. Journal of Teacher Education, v. 40, n. 2, p. 2-9, 1989.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIEIRA, F. Em contracorrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação, Sociedades e Culturas, n. 28, p. 107-126, 2009a.

VIEIRA, F. (Org.). Transformar a Pedagogia na Universidade: narrativas de prática. Santo Tirço: Facto Editores, 2009b.

VIEIRA, F. Formação em supervisão: (re)produzir a pedagogia. In: MOREIRA, M. A.; BIZARRO, R. (Org.). Supervisão pedagógica e educação em línguas. Mangualde: Edições Pedago, 2010. p. 151-170.

VIEIRA, F. et al. No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia. 2. ed. Mangualde: Edições Pedago, 2010.

VIEIRA, F. et al. Transformar a Pedagogia na universidade: experiências de investigação do Ensino e da Aprendizagem: relatórios de investigação. Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2004.

VIEIRA, F. et al. Concepções de Pedagogia Universitária: um estudo na Universidade do Minho: relatórios de investigação. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2002.

VIEIRA, F. MOREIRA, M. A. Supervisão e avaliação do desempenho docente: para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Ministério da Educação, 2011. (Cadernos CCAP, 1).

WAITE, D. Teacher resistance in a supervision conference. In: CORSON, D. (Ed.). Discourse and power in educational organizations. Cresskill: Hampton Press, 1995a. p. 71-87.

WAITE, D. Rethinking instructional supervision: notes on its language and culture. London: The Falmer Press, 1995b.

Downloads

Publicado

2014-07-12

Como Citar

M. T. Stano, R. de C., & Vieira, F. (2014). Pedagogia na universidade em transição: reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 605–628. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.AO05