TIME MANAGEMENT IN SCHOOL
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5122Résumé
Our experience at the core of studies and researches has led us to work with differences as concrete forms of existence, breaking with the paradigmatic dichotomy of normal versus abnormal. One of the group research lines has as background the data displacement from the Modernity universal to the Present multiple, through the category knowledge, time, space and subject analysis. Particularly, in this group, we research the uses of time in everyday school. We conduct the research in/on/with school routine in a municipal Elementary School of the State of Minas Gerais that is organized in cycles. We have made notes about the evidence on the uses of time in the school routine, telling them, and we have transformed such narratives in chronic that were shared with teachers and school managers in conversation circles, discussing the uses of times in that everyday school. Considering the complexity that is the organization of school time, one can equate the time, establishing a harmonious relationship between the chronology of the clock and the creation.Téléchargements
Références
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B. de; ALVES, N. (Org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas : sobre redes de saberes. Petrópolis: DP&A, 2008. p. 15-38.
ARNAUS, R. et al. Déjame que te cuente. Epi(diá)logo. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente : ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 2008. p. 221-236.
BERGSON, H. Duração e simultaneidade : a propósito da teoria de Einstein. São Paulo: M. Fontes, 2006. Originalmente publicado em 1932.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano : artes de fazer. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. v. 1.
CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente : ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 2008. p. 11-59.
CORREIA, T. S. L. Tiempo de las escuelas, tiempos de los escolares. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Poços de Caldas. Anais eletrônicos ... Poços de Caldas: ANPEd, 2003. Disponível em: < http://26reuniao.anped.org.br/tpgt13. htm>. Acesso em: 2 fev. 2009.
CUNHA, M. I. da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação , v. 23, n. 1-2, jan.1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551997000100010&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 fev. 2010.
GARCIA, R. L. A difícil arte/ciência de pesquisar com o cotidiano. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método; métodos; contramétodo . São Paulo: Cortez, 2003. p. 193-208.
GARCIA, R. L; MOREIRA, A. F. Começando uma conversa sobre currículo. In: GARCIA, R. L; MOREIRA, A. F. (Org.). Currículo na contemporaneidade : incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003. p. 7-39.
GIMENO SACRISTÁN, J. El valor del tiempo en educación . Madrid: Ediciones Morata, 2008.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais : morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
HOÇA, L. A escola organizada em ciclos : tempo, espaço e aprendizagem. 2007. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação , n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
MARQUES, L. P. Implicações da inclusão no processo pedagógico. Inter-Ação , v. 31, n. 2, p. 197-208, jul./dez. 2006.
MARQUES, L. P. Os discursos gerados nas relações com as diferenças: desafio atual para a formação em educação. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente . Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1. p. 251-268.
MARQUES, L. P. Cotidiano escolar e diferenças. Educação em Foco , v. 17, n. 1, p. 101-117, mar./jun. 2012.
MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. Do Universal ao Múltiplo: os caminhos da inclusão. In: LISITA, V. M. S. .S.; SOUSA, L. F. E. C. P. de (Org.). Políticas educacionais, práticas escolares e alternativas de inclusão escolar . Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 223-239.
MORIN, E. Ciência com consciência . Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
OLIVEIRA, I. B. de. Apresentação. In: OLIVEIRA, I. B. et al. (Org.). Narrativas : outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis: DP&A; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. p. 7-12.
OLIVEIRA, C. E. A. Temporalidades no/do cotidiano da Educação Infantil . 2012. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
OLIVEIRA, C. E.; ALVES, N. A pesquisa e a criação de conhecimentos na pós-graduação em educação no Brasil: conversas com Maria Célia Moraes e Acácia Kuenzer. Educação & Sociedade , v. 27, n. 95, p. 577-599, maio/ago. 2006.
PAIS, J. M. Vida cotidiana : enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
PINTO, J. M. S. O tempo e a aprendizagem : subsídios para uma nova organização do tempo escolar. Porto: Edições ASA, 2001.
SILVA, P. B. G.; GUAZZELLI, N. M. B. Rodas de Conversas – Excelência acadêmica é a diversidade. Educação , v. 30, n. 1, p. 53-92, jan./mar. 2007.
SKLIAR, C. A educação que se pergunta pelos outros: e se o outro não estivesse aqui? In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Currículos: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 196-215.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.