Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento

Autores/as

  • Eldon Henrique Mühl Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO05

Resumen

O sentido do saber escolar é um dos temas mais desafiadores na educação atual, tanto no ensino fundamental como no superior. O presente texto analisa tal problema e suas imbricações, tendo por referência as reflexões desenvolvidas por Marcel Gauchet e sua crítica às incongruências de grande parte das análises em educação que não levam em consideração os fatores socioculturais que estão à base de muitos problemas que as instituições educadoras hoje apresentam. A proposta do texto é avaliar as teses do autor de que sem a conservação da tradição e sem a manutenção da autoridade é impossível educar. Para tanto, é preciso recolocar o problema da educação confrontando-o com o sentido que o saber assume na sociedade atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, M. G. A educação e o desenvolvimento sob o imperativo do crescimento: ressignificação a partir da sociedade civil. Revista Lusófona de Educação , Lisboa, n. 23, 2013, p. 13-30.

BAUMAN, Z. Los retos de la educación en la modernidade líquida . Barcelona: Gedisa Editorial, 2008.

BAUMAN, Z. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BLAIS, M-C ; GAUCHET, M. ; OTTAVI, D. Fin ou métamorphose de l’autorité? In: BLAIS, M-C; GAUCHET, M. ; OTTAVI, D. Conditions de l’Éducation . Paris: Stock, 2008. p. 135-171.

GIDDENS, A. Viver numa sociedade pós-tradicional. In: BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva : política, tradição e estética no mundo moderno. Oeiras: Celta, 2000. p.53-104.

GAUCHET, M. Des savoirs privés de sens? In: BLAIS, M.-C; GAUCHET, M. ; OTTAVI, D. Conditions de l’Éducation . Paris: Stock, 2008. p. 63-92.

GAUCHET, M. Entretien avec Marcel Gauchet e Philippe Meirieu sur l’éducation. Le Monde , Paris, 02 septembre 2011, acessado pelo Blog Le Monde em julho de 2013.

NUSSBAUM, M. C. El cultivo de la humanidad : una defensa clássica de la reforma en la educación liberal. Barcelona: Paidós, 2012.

NUSSBAUM, M. C. Sin fines de lucro . Buenos Aires: Rústica, 2010.

Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Mühl, E. H. (2016). Questões do sentido do saber escolar na sociedade do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 745–768. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO05