REFORMAS DA EDUCAÇÃO DO SUPERIOR NO CHILE, NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA

Autores

  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP)
  • Juan Carlos Campbell Esquivel Universidad Católica de Valparaíso
  • Renato de Sousa Porto Gilioli Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4549

Resumo

Diversas pesquisas já destacaram o caráter neoliberal das reformas da educação superior na América Latina na década de 1990. Quase toda a região foi afetada por mudanças no sentido de transformar a educação em um serviço, constituindo-se em mais um dos setores a ser regido pela lógica do livre-mercado – caso típico do Brasil. No entanto, para uma análise comparativa da região, é necessário também salientar o caso do Chile, onde este modelo foi estabelecido bem antes de outros países latino-americanos. Por sua vez, o caso português nos permite observar aspectos determinantes das reformas da educação superior dos anos 90 que se inserem em um contexto global, com semelhanças e diferenças entre tais movimentos em países do capitalismo central e periférico. Enfocaremos prioritariamente o caso chileno e, a partir daí, estabeleceremos relações com a educação superior no Brasil e em Portugal. As reformas recentes do setor no Chile iniciaram-se sob o regime militar (1973-90), que inaugurou a implementação do neoliberalismo na América Latina nos anos 70 (Milton Friedman foi conselheiro do general Pinochet).

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Publicado

2007-07-17

Como Citar

Mendes Catani, A., Campbell Esquivel, J. C., & de Sousa Porto Gilioli, R. (2007). REFORMAS DA EDUCAÇÃO DO SUPERIOR NO CHILE, NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA. Revista Diálogo Educacional, 7(21), 49–63. https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4549