REFORMAS DA EDUCAÇÃO DO SUPERIOR NO CHILE, NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4549Resumen
Diversas pesquisas já destacaram o caráter neoliberal das reformas da educação superior na América Latina na década de 1990. Quase toda a região foi afetada por mudanças no sentido de transformar a educação em um serviço, constituindo-se em mais um dos setores a ser regido pela lógica do livre-mercado – caso típico do Brasil. No entanto, para uma análise comparativa da região, é necessário também salientar o caso do Chile, onde este modelo foi estabelecido bem antes de outros países latino-americanos. Por sua vez, o caso português nos permite observar aspectos determinantes das reformas da educação superior dos anos 90 que se inserem em um contexto global, com semelhanças e diferenças entre tais movimentos em países do capitalismo central e periférico. Enfocaremos prioritariamente o caso chileno e, a partir daí, estabeleceremos relações com a educação superior no Brasil e em Portugal. As reformas recentes do setor no Chile iniciaram-se sob o regime militar (1973-90), que inaugurou a implementação do neoliberalismo na América Latina nos anos 70 (Milton Friedman foi conselheiro do general Pinochet).Descargas
Citas
AFONSO, Almerindo J. Políticas educativas em Portugal (1985-2000): a reforma global, o pacto educativo e os reajustamentos neoreformistas. In: CATANI, Afrânio M.; OLIVEIRA, Romualdo P. de (Orgs.). Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 17-40.
BOURDIEU, Pierre. A mão esquerda e a mão direita do Estado. In: _____. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 9-20.
CABRITO, Belmiro Gil. O financiamento do ensino superior em Portugal: entre o Estado e o mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 977-996, out. 2004.
CAMPBELL ESQUIVEL, Juan C. La educación superior en Chile: cambios y desafíos. In: CATANI, Afrânio M. (org.). Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI. Campinas: Autores Associados, 1998. p. 247-255.
_____ . O processo de modernização da educação superior no Chile, 1981-1995. In: CATANI, Afrânio M. (org.). Universidade na América Latina: tendências e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1996. p. 71-89.
_____ . La universidad en Chile. In: SGUISSARDI, Valdermar; SILVA JR., João dos Reis (orgs.). Políticas públicas para a educação superior. Piracicaba: Editora Unimep, 1997. p. 101-120.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, Eliane M. T. et al. 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 152-204.
LAVADOS, Jaime. Reflexiones sobre la educación superior chilena. In: TRINDADE, Hélgio, BLANQUER, Jean-Michel (orgs.). Os desafios da educação na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 94-114.
LIMA, Licínio C. O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 4, p. 43-59, jan/abr. 1997.
MINEDUC. Ministério da Educação do Chile, 2004. Disponível em: http://www.mineduc.cl. Acesso em: 30 jun. 2004.
MINISTÉRIO da Ciência, da Inovação e do Ensino Superior (MCTES). O desenvolvimento da educação, 2004. Relatório Nacional de Portugal (Ensino Superior). Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 2004. Disponível em: http://www.mctes.pt. Acesso em: 20 ago.2005.
SILVA, Mônica A. R. Reformas da educação superior na América Latina: estudo de dois casos (Brasil e Chile). 1999. Dissertação (Mestrado) - PROLAMUSP, São Paulo, 1999.
SILVA JR., João dos R.; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil: reforma do Estado e mudança na produção. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.
SILVA JR., João dos Reis, CATANI, Afrânio M.; GILIOLI, Renato de S. P. Avaliação da educação superior no Brasil: uma década de mudanças. Avaliação, Campinas, v. 8, n. 4, p. 9-29, dez. 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.