Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525Résumé
O artigo resulta de pesquisa ampla que teve por objetivo compreender a relação entre a educação do campo, na perspectiva da pedagogia da alternância praticada pelas casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná, e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Neste texto são priorizados dois aspectos da pesquisa: a relação das casas familiares com a escola pública e uma caracterização dos seus corpos docente, sobretudo, em relação à formação e tempo de experiência profissional com a pedagogia da alternância e possíveis repercussões de ambos os aspectos no desempenho escolar dos seus alunos. Os dados foram obtidos mediante entrevista, questionários e observação. Os resultados sugerem que essas instituições se consolidaram como alternativa para a educação escolar dos filhos de pequenos agricultores, ainda que tenham problemas de natureza administrativa que dificultam muito a manutenção de um corpo docente estável, seja em função do vínculo precário da maioria dos professores da rede estadual, seja em função da rotatividade dos monitores causada por questões salariais.Téléchargements
Références
BEGNAMI, J. B. Pedagogia da alternância como sistema educativo. Revista da Formação por Alternância, n. 2, p. 24-47, 2006.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75723>. Acesso em: 23 nov. 2010.
GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as casas familiares rurais de educação e orientação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO, 1., 1999, Salvador. Anais… Salvador: UNEFAB, 1999. p. 39-48.
GOWACKI, C.; BERNARTT, M. L.; TEIXEIRA, E. S. Casa familiar rural e pedagogia da alternância: alternativa teórico-metodológica adequada para a educação do campo. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 1., 2007, Pato Branco. Anais... Pato Branco: CEPAD/UTFPR, 2007.
MARTINELLI, G.; CORONA, H. M. P. Considerações sobre gênero na formação de rapazes e moças na casa familiar rural de Sulina – PR. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, 1., 2007, Pato Branco. Anais... Pato Branco: CEPAD/UTFPR, 2007.
PARANÁ. Decreto n. 3.106/94, de 14 de março de 1994. Cria o Programa de Apoio às Casas Familiares Rurais. Diário Oficial do Estado. Poder Executivo, Curitiba, PR. 18 mar. 1994. Disponível em:. Acesso em: 7 out. 2010.
SILVA, L. H. da. Modalidades, representações e práticas de alternância na formação de jovens agricultores. Revista da Formação por Alternância, n. 2, p. 5-23, 2006.
TEIXEIRA, E. S.; COSTA, D.; PERUZZO, M. A pedagogia da alternância e a modelagem matemática: aproximações de propósitos? Espaço Pedagógico, v. 14, p. 56-68, 2007.
TEIXEIRA, E.; BERNARTT, M.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre pedagogia
da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 227-242, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.