Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná

Autores/as

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Letícia Cristina Antunes Estudante de Graduação em Letras Português Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525

Resumen

O artigo resulta de pesquisa ampla que teve por objetivo compreender a relação entre a educação do campo, na perspectiva da pedagogia da alternância praticada pelas casas familiares rurais da região sudoeste do Paraná, e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Neste texto são priorizados dois aspectos da pesquisa: a relação das casas familiares com a escola pública e uma caracterização dos seus corpos docente, sobretudo, em relação à formação e tempo de experiência profissional com a pedagogia da alternância e possíveis repercussões de ambos os aspectos no desempenho escolar dos seus alunos. Os dados foram obtidos mediante entrevista, questionários e observação. Os resultados sugerem que essas instituições se consolidaram como alternativa para a educação escolar dos filhos de pequenos agricultores, ainda que tenham problemas de natureza administrativa que dificultam muito a manutenção de um corpo docente estável, seja em função do vínculo precário da maioria dos professores da rede estadual, seja em função da rotatividade dos monitores causada por questões salariais.  

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Teixeira, E. S., & Antunes, L. C. (2011). Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 951–969. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525