Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores

Auteurs

  • Luís Pardal Universidade de Aveiro - Portugal.
  • António Neto-Mendes Universidade de Aveiro - Portugal.
  • António Martins Universidade de Aveiro - Portugal.
  • Manuela Gonçalves Universidade de Aveiro - Portugal.
  • Ana Pedro Universidade de Aveiro - Portugal.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4399

Résumé

A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidadedocente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumentopara a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura-se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências. 

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Publiée

2011-07-07

Comment citer

Pardal, L., Neto-Mendes, A., Martins, A., Gonçalves, M., & Pedro, A. (2011). Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 417–433. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4399