Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4399Resumen
A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e a problematização da identidadedocente e do interesse e das condições do seu exercício. Tal estudo é feito, quer num plano teórico, revisitando alguma bibliografia de referência, designadamente a relacionada com a construção e o papel da(s) identidade(s); quer num plano empírico, decorrente da análise de representações sociais de 96 jovens estudantes de licenciaturas em ensino de uma universidade portuguesa. O recurso às representações sociais como instrumentopara a compreensão da identidade docente perspectivada por futuros professores afigura-se pertinente, seja pelo papel daquelas na interpretação da atividade profissional do professor e na configuração do trabalho deste, seja pelo seu papel de orientação da própria ação docente e de justificação dela. Acrescente-se ainda que o quadro teórico que serve de suporte ao estudo permite perceber em que medida as representações sociais dos inquiridos sobre os processos de ensino-aprendizagem em que intervirão, já como professores, incorporam as suas próprias experiências.Descargas
Citas
ABRIC, J.-C. Les représentations sociales: une notion en construction, des méthodologies spécifiques, un champ d’application considérable: celui des pratiques sociales. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, Bruxelles, n. 28, p. 14-15, 1996.
ABRIC, J.-C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Brasil: AB-Editora, 2000. p. 27-38.
ABRIC, J.-C. Prefácio. In: SÁ, C. Núcleo central das representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ABRIC, J.-C. Les representations sociales: aspects théoriques. In: ABRIC, J.-C. (Dir.). Pratiques sociales et representations. 3e éd. Paris: PUF, 2008. p. 11-36.
BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
BORGES, M. P. A. Professores: imagens e auto-imagens. 2007. 239 f. Tese (Doutorado em Policopiada) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.
CASTELLS, M. O poder da identidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
DIAS, C. Representações sociais do ensino tecnológico: o currículo na escola secundária. 1998. 118 f. Dissertação (Mestrado em Policopiada) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 1998.
DOISE, W. A articulação psicossociológica e as relações entre grupos.
Lisboa: Moraes Editores, 1984.
DUBAR, C. Les identités professionnelles. In: KERGOAT, J. et al. Le monde dutravail. Paris: Découverte, 1998. p. 66-74.
FLAMENT, C. Structure, dynamique et transformation des représentations sociales. In: ABRIC, J.-C. Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF, 1994. p. 37-58.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
JODELET, D. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, D. (Dir.). Les representations sociales. 7e éd. Paris: PUF, 2003. p. 47-78.
JODELET, D. Représentation sociale: phénoménes, concept et théorie. In: MOSCOVICI, S. Psychologie sociale. Paris: PUF, 2005. p. 363-384.
LAWN, M. Os professores e a fabricação de identidades. In: NÓVOA, A.; SCHRIEVER, J. (Org.). A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000. p. 69-84.
MAROY, C. Les évolutions du travail enseignant en France et en Europe: facteurs de changement, incidences et résistances dans l’enseignement secondaire. Revue Française de Pédagogie, n. 155, p. 111-142, 2006.
MENDES, J. M. O. O desafio das identidades. In: SANTOS, B. S. (Org.). Globalização: fatalidade ou utopia? 2. ed. Porto: Afrontamento, 2002. p. 103-114.
MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. 2e éd. Paris: PUF, 1976.
NETO-MENDES, A. O trabalho dos professores e a organização da escola secundária. 1999. 343 f. Tese (Doutorado de Policopiada) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 1999.
NOVOA, A. Le temps des professeurs. Lisboa: INIC, 1987.
PARDAL, L. Formação de professores do ensino secundário (1901-1988). Aveiro: Universidade de Aveiro, 1992.
SANTIAGO, R. A escola representada pelos alunos, pais e professores.
Aveiro: Universidade de Aveiro, 1996.
VALA, J. Representações sociais: para uma psicologia social do pensamento social. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coord.). Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. p. 353-384.
WAGNER, W. Sócio-génese e características das representações sociais. In: MOREIRA, A. S.; OLIVEIRA, D. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Brasil: Editora Arte e Qualidade, 2000. p. 3-26.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.