A Teoria das Representações Sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4285Résumé
O presente artigo aponta algumas considerações acerca dos desafios do Programa de Pesquisa Representações sociais de estudantes de educação e de licenciatura sobre o trabalho do docente desenvolvido por uma rede internacional de pesquisadores associados ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) em que se desenvolve uma articulação entre a teoria das representações sociais e a área da educação, mais especificamente, formação de professores. Nesse sentido, discute como o olhar psicossocial, focado no âmbito educacional, permite analisar as tensões construídas na articulação entre o conhecimento científico específico da área educacional com o conhecimento do senso comum que permeiam as representações sociais sobre o trabalho do professor sem desconsiderar o contexto em que se desenvolve a ação docente.Téléchargements
Références
CASADO, E.; CALONGE, S. Psicologia social y educación. A título de presentación. In: CASADO, E.; CALONGE, S. (Comp.). Representaciones sociales y educación. Caracas: Facultad de Humanidades y Educación - Universidad Central de Venezuela, 2000. p. 7-11.
CHARLOT, B. Da relação com os saberes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
DOISE, W. Les représentations sociales: definition d’un concept. In: DOISE, W.; PALMONARI, A. (Dir.) L´étude des représentations sociales. Lausanne: Delachaux & Niestlé, 1986. p. 81-94.
GARNIER, C.; ROUQUETTE, M-L. Introduction. In: GARNIER, C.; ROUQUETTE, M-L. Représentations sociales et éducation. Montréal: Éditions Nouvelles, 2000. p. 5-20.
GATTI, B. A.; SÁ BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
GILLY, M. Maîtres-élèves: rôles institutionnels et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1980.
JODELET, D. Contribuições das representações sociais para a análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, L. et al. (Org.). Educação e trabalho: representações, competências e trajectórias. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007. p. 11-26.
JOVCHELOVITCH, S. Re(des)cobrindo o outro: para um entendimento da alteridade na teoria das representações sociais. In: ARRUDA, A. (Org.). Representando a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 69-82.
JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis: Vozes, 2008. (Psicologia social).
LAUTIER, N. Psychosociologie de l´éducation: regard sur les situations d´enseignement. Paris: Armand Colin, 2001.
MADEIRA, M. Representações sociais e educação: importância teórico-metodológica de uma relação. In: PAREDES, A. (Org.). Representações sociais: teoria e prática. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2001. p. 411-440.
MENIN, M. S. de S.; SHIMIZU, A. de M. Educação e representação social: tendências de pesquisas na área – período de 2000 a 2003. In: MENIN, M. S. de S.; SHIMIZU, A. de M. (Org.). Experiência e representação social: questões teóricas e metodológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 93-130.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978. (Psyche).
MOSCOVICI, S. Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychology, n. 18, p. 211-250, 1988.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Afrontamento, 1989.
SOUSA, C. P. de. Estudos de representações sociais em educação. Psicologia da Educação: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, n. 14/15, p. 285-323, 2002.
SOUSA, C. P. de.; PARDAL, L. A.; VILLAS BÔAS, L. P. S. (Org.). Representações sociais sobre o trabalho docente: um estudo longitudinal sobre a constituição da profissionalidade docente de estudantes de educação. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.
SOUSA, C. P. de; TAVARES, M. R.; VILLAS BÔAS, L. P. S. Apresentação do estudo: representações sociais sobre o trabalho docente. In: SOUSA, C. P. de; PARDAL, L. A.; VILLAS BÔAS, L. P. S. (Org.). Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. v. 1, p. 15-30.
VALA, J. Representações sociais e psicologia social do conhecimento cotidiano. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coord.). Psicologia social. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. p. 457-502.
VILLAS BÔAS, L. P. S. Brasil: idéia de diversidade e representações sociais. São Paulo: Annablume, 2010.
WAGNER, W. História, memória e senso comum em representações sociais e interdisciplinaridade. In: MOREIRA, A. S. P.; JESUÍNO, J. C. (Org.). Representações sociais: teoria e prática. 2. ed. rev. e ampl. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2003. p. 15-28.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.