A Teoria das Representações Sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede

Autores/as

  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, SP - Brasil.
  • Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas Fundação Carlos Chagas, São Paulo, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4285

Resumen

O presente artigo aponta algumas considerações acerca dos desafios do Programa de Pesquisa Representações sociais de estudantes de educação e de licenciatura sobre o trabalho do docente desenvolvido por uma rede internacional de pesquisadores associados ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação (CIERS-Ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) em que se desenvolve uma articulação entre a teoria das representações sociais e a área da educação, mais especificamente, formação de professores. Nesse sentido, discute como o olhar psicossocial, focado no âmbito educacional, permite analisar as tensões construídas na articulação entre o conhecimento científico específico da área educacional com o conhecimento do senso comum que permeiam as representações sociais sobre o trabalho do professor sem desconsiderar o contexto em que se desenvolve a ação docente.

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Prado de Sousa, C., & Pintor Santiso Villas Bôas, L. (2011). A Teoria das Representações Sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 271–286. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4285