A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NO SÉCULO XXI: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA TERRA
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3784Résumé
O presente artigo é resultado dos estudos de doutoramentodesenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS).Tem como objetivo apresentar as contribuições da formação deeducadores do campo que vem sendo realizada pelos trabalhadoresdo campo, organizados em movimentos sociais articulados pela ViaCampesina Brasil, tendo como referência os Cursos de ‘Pedagogia daTerra’. Para tanto, apresentamos inicialmente o debate sobre a realidadeda educação frente às condições da questão agrária brasileira.Posteriormente expusemos a experiência do curso de licenciaturachamado ‘Pedagogia da Terra’, desenvolvido a partir das reivindicaçõesda classe trabalhadora em confronto nas lutas sociais do campo, ondeconstam os resultados da pesquisa. Finalmente apresentamos asconsiderações finais sobre a problemática investigada.Téléchargements
Références
COGGIOLA, O. La cuestión agraria en Brasil. grupo de pesquisa história e economia mundial contemporâneas. Revista Digital de História Contemporânea, Buenos Aires, p. 1-48, Março 2007. Disponível em:
<http://www.gtehc.pro.br/Textos/la_cuestion_agraria_en_brasil.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2007.
CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2., 2004, Luziânia. Por uma política pública de educação do campo. Goiás: Luziânia, 2004. p. 03.
FERNANDES, B. M. A geografia no cotidiano construindo a cidadania: práticas formais e informais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 5., 2003. Presidente Prudente, SP. Anais... Presidente Prudente, SP: [s.n.], 2003. Disponível em: <http://www.cibergeo.org/agbnacional/fala2003/bernadofernandes.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2004.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional, 2004. p. 53-89.
FREITAS, L. C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
ITERRA. Pedagogia da terra. Cadernos do Iterra, Veranopólis, RS, ano 2, n. 6, p. 07-81, 2002.
KOLLING, E. J. et al. (Org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: ANCA, 2002.
MARTINS, J. de S. Os camponeses e a política no Brasil. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Brasília, DF: SECAD, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Panorama da educação no campo. Brasília, DF: INEP, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.