A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NO SÉCULO XXI: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA TERRA

Autores/as

  • Nair Casagrande Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3784

Resumen

O presente artigo é resultado dos estudos de doutoramentodesenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS).Tem como objetivo apresentar as contribuições da formação deeducadores do campo que vem sendo realizada pelos trabalhadoresdo campo, organizados em movimentos sociais articulados pela ViaCampesina Brasil, tendo como referência os Cursos de ‘Pedagogia daTerra’. Para tanto, apresentamos inicialmente o debate sobre a realidadeda educação frente às condições da questão agrária brasileira.Posteriormente expusemos a experiência do curso de licenciaturachamado ‘Pedagogia da Terra’, desenvolvido a partir das reivindicaçõesda classe trabalhadora em confronto nas lutas sociais do campo, ondeconstam os resultados da pesquisa. Finalmente apresentamos asconsiderações finais sobre a problemática investigada.

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Publicado

2008-07-17

Cómo citar

Casagrande, N. (2008). A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO NO SÉCULO XXI: AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA TERRA. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 765–785. https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3784