PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Auteurs

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3640

Résumé

O trabalho trata da natureza da pós-graduação a partir de suacondição substantiva de lugar de produção do conhecimento, razãopela qual precisa atribuir centralidade ao processo de pesquisa.Dessa condição decorrem exigências epistemológicas,metodológicas e técnicas bem como práticas e posturas acadêmicocientíficasa serem adotadas pelos integrantes da comunidade pósgraduanda,docentes e discentes, de modo a assegurar resultadosfecundos tanto na construção de conhecimento novo como naformação de novos pesquisadores. Na abordagem da vidaacadêmica na pós-graduação, destaca as questões relacionadas aoprocesso de orientação, do exame de qualificação e da elaboraçãoda dissertação ou da tese. Conclui defendendo que a lidecompetente, criativa e crítica com o conhecimento metódico esistemático é mediação imprescindível para se garantir igualmenteo compromisso da ciência com a construção da cidadania. Assim,argumenta ainda que, além de privilegiar temáticas socialmenterelevantes em suas linhas de pesquisa, os pós-graduandos, os seusdocentes e o próprio Programa, como sujeito social e coletivo que é, não podem perder de vista essa finalidade intrínseca eimanente do conhecimento: contribuir intencionalizadamente paraa emancipação dos homens, investindo nas forças construtivas daspráticas reais mediadoras da existência histórica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 53-61, 1991.

BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a Pós-Graduação em educação. Piracicaba: Editora da Unimep, 1993.

BRANDÃO, Z. A pesquisa em educação e o impacto do crescimento da Pós-Graduação no Brasil. Em Aberto, n. 31, p. 25-30, 1986.

CAPES. Reformulação do sistema de avaliação da Pós-Graduação: o modelo a ser implantado na avaliação de 1998. Brasília: CAPES, 1997. (Documento interno).

______. Portaria 47/95, de 17 de outubro de 1995: implantação dos mestrados profissionais. Infocapes, dezembro de 1995.

______. Portaria 80/98, de 16 de dezembro de 1998: reconhecimento dos mestrados profissionais. Brasília: CAPES, 1999.

CUNHA, L. A. Pós-Graduação em educação: no ponto de inflexão? Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 63-67, 1991.

______. Os (des)caminhos da pesquisa na Pós-Graduação em Educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1., 1979, Brasília. Anais... Brasília: MEC/CAPES, 1979. p. 3-15.

FAVERO, O. A produção e a disseminação do conhecimento na área de educação. Boletim Anped, n. 1, p. 44-50, 1987.

GATTI, B. A Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: conhecimento e realidade. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 3-14, 1982.

GOERGEN, P. A pesquisa educacional no Brasil: dificuldades, avanços e perspectivas. Em Aberto, n. 31, p. 1-18, 1986.

GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-20, 1970.

______. A pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, n. 19, p. 75-79, 1976.

KÜNZER, A. A. Z. A pesquisa em educação no Brasil: algumas considerações. Em Aberto, n. 31, p. 19-23, 1986.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUNA, S. V. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p. 70-74, 1988.

MELLO, G. N. de. Pesquisa em educação: questões teóricas e questões de método. Cadernos de Pesquisa, n. 40, p. 6-10, 1982.

SEVERINO, A. J. O compromisso da pós-graduação em educação com o conhecimento e com a prática na formação do professor. In: BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a Pós-Graduação em educação. Piracicaba: Editora da Unimep, 1993. p. 17-19.

______. Processo e produto do trabalho científico: falando de teses e dissertações. In: BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a pós-graduação em educação. Piracicaba, Editora da Unimep, 1993. p. 51-58.

WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 67-75, 1990.

Téléchargements

Publiée

2009-07-07

Comment citer

Severino, A. J. (2009). PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 13–27. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3640