PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Authors

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3640

Abstract

O trabalho trata da natureza da pós-graduação a partir de suacondição substantiva de lugar de produção do conhecimento, razãopela qual precisa atribuir centralidade ao processo de pesquisa.Dessa condição decorrem exigências epistemológicas,metodológicas e técnicas bem como práticas e posturas acadêmicocientíficasa serem adotadas pelos integrantes da comunidade pósgraduanda,docentes e discentes, de modo a assegurar resultadosfecundos tanto na construção de conhecimento novo como naformação de novos pesquisadores. Na abordagem da vidaacadêmica na pós-graduação, destaca as questões relacionadas aoprocesso de orientação, do exame de qualificação e da elaboraçãoda dissertação ou da tese. Conclui defendendo que a lidecompetente, criativa e crítica com o conhecimento metódico esistemático é mediação imprescindível para se garantir igualmenteo compromisso da ciência com a construção da cidadania. Assim,argumenta ainda que, além de privilegiar temáticas socialmenterelevantes em suas linhas de pesquisa, os pós-graduandos, os seusdocentes e o próprio Programa, como sujeito social e coletivo que é, não podem perder de vista essa finalidade intrínseca eimanente do conhecimento: contribuir intencionalizadamente paraa emancipação dos homens, investindo nas forças construtivas daspráticas reais mediadoras da existência histórica.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 53-61, 1991.

BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a Pós-Graduação em educação. Piracicaba: Editora da Unimep, 1993.

BRANDÃO, Z. A pesquisa em educação e o impacto do crescimento da Pós-Graduação no Brasil. Em Aberto, n. 31, p. 25-30, 1986.

CAPES. Reformulação do sistema de avaliação da Pós-Graduação: o modelo a ser implantado na avaliação de 1998. Brasília: CAPES, 1997. (Documento interno).

______. Portaria 47/95, de 17 de outubro de 1995: implantação dos mestrados profissionais. Infocapes, dezembro de 1995.

______. Portaria 80/98, de 16 de dezembro de 1998: reconhecimento dos mestrados profissionais. Brasília: CAPES, 1999.

CUNHA, L. A. Pós-Graduação em educação: no ponto de inflexão? Cadernos de Pesquisa, n. 77, p. 63-67, 1991.

______. Os (des)caminhos da pesquisa na Pós-Graduação em Educação. In: SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 1., 1979, Brasília. Anais... Brasília: MEC/CAPES, 1979. p. 3-15.

FAVERO, O. A produção e a disseminação do conhecimento na área de educação. Boletim Anped, n. 1, p. 44-50, 1987.

GATTI, B. A Alternativas metodológicas para a pesquisa educacional: conhecimento e realidade. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 3-14, 1982.

GOERGEN, P. A pesquisa educacional no Brasil: dificuldades, avanços e perspectivas. Em Aberto, n. 31, p. 1-18, 1986.

GOUVEIA, A. J. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, n. 1, p. 1-20, 1970.

______. A pesquisa sobre educação no Brasil: de 1970 para cá. Cadernos de Pesquisa, n. 19, p. 75-79, 1976.

KÜNZER, A. A. Z. A pesquisa em educação no Brasil: algumas considerações. Em Aberto, n. 31, p. 19-23, 1986.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUNA, S. V. O falso conflito entre tendências metodológicas. Cadernos de Pesquisa, n. 66, p. 70-74, 1988.

MELLO, G. N. de. Pesquisa em educação: questões teóricas e questões de método. Cadernos de Pesquisa, n. 40, p. 6-10, 1982.

SEVERINO, A. J. O compromisso da pós-graduação em educação com o conhecimento e com a prática na formação do professor. In: BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a Pós-Graduação em educação. Piracicaba: Editora da Unimep, 1993. p. 17-19.

______. Processo e produto do trabalho científico: falando de teses e dissertações. In: BICUDO, M. A. V. et al. Pensando a pós-graduação em educação. Piracicaba, Editora da Unimep, 1993. p. 51-58.

WARDE, M. J. O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 73, p. 67-75, 1990.

Published

2009-07-07

How to Cite

Severino, A. J. (2009). PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: O PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Diálogo Educacional, 9(26), 13–27. https://doi.org/10.7213/rde.v9i26.3640