A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUCPR: UMA INTERPRETAÇÃO NECESSÁRIA

Auteurs

  • Lilian Anna Wachowicz Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR
  • Maria Amélia Sabbag Zainko Professora/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3475

Résumé

As instituições ligadas à educação escolar têm a capacidade de certificação, ou seja, uma atribuição regimental de qualificar ou desqualificar cursos, programas, alunos e professores, capacidade essa que, por sua vez, desencadeia toda uma "dinâmica interna de ritos de avaliação reiterados que acabam desembocando em uma qualificação final" (ANDRÉ, 1996). A avaliação com certificação está entre as funções sociais que a educação cumpre, em uma sociedade na qual o nível de escolaridade alcançado, ou o grau de rendimento que se obtém nos estudos cursados, têm a ver em grande parte com os mecanismos e oportunidades de entrada no mercado de trabalho (SACRISTÁN, 1998, p. 324 ).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRÉ, Marli E. D. A. Avaliação escolar: além da meritocracia e do fracasso. Cadernos de Pesquisa, n.º 99, nov. São Paulo : 1996.

DIAS SOBRINHO, José. A educação superior e a construção do futuro.

InformAndes. Andes – SN. Ano IX, n. 84, Agosto 1999.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SACRISTÁN, J. Gimeno e PÉREZ GOMEZ, A, I. Compreender e tranformar o ensino. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998.

SAUL, Ana Maria e ABRAMOWICZ, Mere. Avaliação da pós-graduação: superamos os limites? Educação Brasileira. Revista CRUB, 19 (38), p. 111-119, 1.º sem. 1997.

SPINK, Mary Jane. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das representações sociais. Textos em representações sociais.

GUARESCHI, Pedrinho e JOV CHELOVITCH, Sandra (org.). 3 ed. Petrópolis : Vozes, 1997.

Téléchargements

Publiée

2000-07-17

Comment citer

Wachowicz, L. A., & Sabbag Zainko, M. A. (2000). A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA PUCPR: UMA INTERPRETAÇÃO NECESSÁRIA. Revista Diálogo Educacional, 1(2), 1–170. https://doi.org/10.7213/rde.v1i2.3475

Numéro

Rubrique

Artigos