Práticas pedagógicas e questões sociais

evasão na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS09

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão, Produções acadêmicas

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar nas produções acadêmicas os fatores que contribuem para a evasão na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para tanto, realizamos um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações  (BDTD), a partir  do descritor  “MOTIVOS EVASÃO  EJA” no título e no resumo. Os resultados evidenciados nas 22 pesquisas apontam que os fatores que contribuem para a evasão na EJA estão atrelados a duas grandes categorias: 1a) questões sociais, políticas e econômicas dos estudantes; 2a) ligação com o espaço escolar: prática pedagógica inadequada, ausência de material didático específico, desconexão entre o currículo escolar e a realidade dos alunos. Acreditamos que é necessária a reconfiguração da EJA, com políticas públicas que considerem as especialidades e as peculiaridades dos sujeitos que procuram esta modalidade de ensino. Sujeitos estes que tiveram acesso à educação negado e interrompido por diversos fatores enfrentam novamente  desafios sociais, econômicos e culturais para dar continuidade aos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Sheila Denize Guimarães, Universidade Federal De Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) , Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente). Estuda questões ligadas à formação e prática docente.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Guimarães, S. D. (2025). Práticas pedagógicas e questões sociais: evasão na Educação de Jovens e Adultos. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1252–1263. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS09