A educação pelo impresso

um estudo sobre a reformulação do Primeiro Ca-tecismo da Doutrina Cristã (1964)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO02

Résumé

O artigo analisa a edição do Primeiro Catecismo da Doutrina Cristã publicada pela editora Vozes em 1964, que traz significativas alterações em relação a edições de décadas anteriores, e apresenta indícios do papel desempenhado pelo catecismo na formação do público a que era dirigido. Catecismos são impressos religiosos que têm resistido ao tempo com relativa estabilidade quanto ao conteúdo que veiculam e cumprem o papel de disseminar as doutrinas que os fundamentam. Por ser um catecismo com altas tiragens e elevado número de edições, buscou-se compreender motivações para as mudanças empreendidas e como, em um período crítico da história da Igreja Católica e da sociedade brasileira, o catecismo buscou se adaptar às demandas de público e do mercado editorial. As fontes da pesquisa foram 13 edições do catecismo publicadas no século XX; revistas e jornais disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ); catálogos da Editora Vozes; documentos oficiais, resultantes de concílios e conferências católicas. A análise permitiu verificar diversas alterações na materialidade, principalmente, aumento do tamanho do livro, presença de ilustrações coloridas, utilização de vocabulário simplificado; no entanto, as perguntas e respostas mantiveram-se ao longo do tempo, revelando a opção pela tradição em função do sucesso do texto oficial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Aline Marie De Simone, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia (2019) e mestre em História da Educação (2023) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Ana Maria de Oliveira Galvão, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista do CNPq.

Maria José Francisco de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação.

Téléchargements

Publiée

2025-09-11

Comment citer

De Simone, A. M., Galvão, A. M. de O., & Souza, M. J. F. de. (2025). A educação pelo impresso: um estudo sobre a reformulação do Primeiro Ca-tecismo da Doutrina Cristã (1964). Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1406–1422. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO02