Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09PT

Mots-clés :

Transição Educação Infantil e Ensino Fundamental, Jogo, Narrativas de crianças

Résumé

Resulta de uma pesquisa que problematiza a presença do brincar/jogo na transição da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental, tomando a óptica de autores da pedagogia ativa/crítica. Objetivou identificar e discutir o brincar/jogo na Educação Infantil e no 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva da narrativa infantil. A hipótese é de que há uma presença diminuída do jogo que começa na pré-escola e acentua-se no início do Ensino Fundamental. A pesquisa foi executada na vertente qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas e teve como participantes 13 crianças da última fase da Educação Infantil e quando matriculadas no 1° ano dos anos iniciais. Com base na Análise de Conteúdo, apresentam-se resultados das categorias “Cultura Lúdica” e “Diferenças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, que respectivamente evidenciam as brincadeiras/jogos preferidos das crianças e discutem as principais diferenças a partir do recreio, parquinho e demais espaços escolares. Conclui-se que a Educação Infantil foca na alfabetização, mas ainda apresenta o brincar/jogo em seu cotidiano, enquanto as brincadeiras no 1° ano apresentam-se mais restrito ao recreio, com relevante identificação de diferenças de tempos e espaços para o brincar/jogo entre as duas etapas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Translations of this article

Bibliographies de l'auteur

Letícia Joia de Nois, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Associada III do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Mestra e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei).

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Publiée

2025-06-27

Comment citer

Nois, L. J. de, Sommerhalder, A., & Zanotto, L. (2025). Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 556–572. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09PT