FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA

Auteurs

  • Flávia Soares PUCRIO

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244

Résumé

Nos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações com a História, a Educação e a Educação Matemática. Essas discussões acompanham outros debates que mostram que o trabalho do historiador e as ferramentas utilizadas para escrever a história vêm sofrendo diversas influências que proporcionaram a ampliação de conceitos e a admissão de novos instrumentos e de novas abordagens à pesquisa histórica que estão sendo incorporadas pelos pesquisadores que se dedicam à História da Educação Matemática brasileira. Nesse artigo, tem-se como objetivo enfatizar o uso do jornal como fonte histórica, rico para a compreensão das práticas escolares, destacando a sua importância como veículo de divulgação das idéias do Movimento da Matemática Moderna no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. A Biblioteca Nacional e a pesquisa histórica. In: MATTOS, Ilmar Rohloff de. Ler e Escrever para contar: documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro,RJ[s. n.],1998.

BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto, 2005.

BASTOS, Maria Helena. Câmara. As revistas pedagógicas e a atualização do Professor: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI,Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista:a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo, SP: Escrituras, 2002.

BÜRIGO, Elisabete Zardo. Movimento da matemática moderna no Brasil:

estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Porto Alegre, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. 2. ed. São

Paulo, SP: Contexto, 1998.

CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo,SP: Escrituras, 2002.

D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva. The Dynamics and consequences of the

modern mathematics reform movement for Brazilian mathematics

education. 1987. Thesis (Doctor of Philosophy)- Indiana University.

DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In:

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto,

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p.9-43, jan./jun. 2001.

NÓVOA, Antônio. A Imprensa de Educação e ensino: concepções e organização do repertório português. In: CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo,SP: Escrituras, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 177-203, 2002.

RIOS FILHO, Adolfo Morales de Los. O Rio de Janeiro imperial. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Topbooks, 2000.

SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? Rio de Janeiro, 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica. Revista

SOARES, Flavia dos Santos; DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da.Ensino de Matemática no século XX: da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n.11, p.7-15, jan./jun. 2004.

SOARES, Flávia. A divulgação da matemática moderna na imprensa periódica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005. Porto. Anais... . Lisboa: APM, 2005. CD- ROM.

MIORIM, Maria Ângela; BRITO, Arlete de Jesus; SOARES, Flávia. Compromissos sociais do Movimento da Matemática Moderna. Mesa-redonda. ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2004, Recife. Anais... .Recife: SBEM, 2004. CDROM.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p.151-167, 2003.

VITTI, Catarina Maria. Movimento da matemática moderna: memória, vaias e aplausos. Piracicaba,1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,1998.

Téléchargements

Publiée

2006-07-17

Comment citer

Soares, F. (2006). FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA. Revista Diálogo Educacional, 6(18), 65–77. https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244