FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244Resumen
Nos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações com a História, a Educação e a Educação Matemática. Essas discussões acompanham outros debates que mostram que o trabalho do historiador e as ferramentas utilizadas para escrever a história vêm sofrendo diversas influências que proporcionaram a ampliação de conceitos e a admissão de novos instrumentos e de novas abordagens à pesquisa histórica que estão sendo incorporadas pelos pesquisadores que se dedicam à História da Educação Matemática brasileira. Nesse artigo, tem-se como objetivo enfatizar o uso do jornal como fonte histórica, rico para a compreensão das práticas escolares, destacando a sua importância como veículo de divulgação das idéias do Movimento da Matemática Moderna no Brasil.Descargas
Citas
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. A Biblioteca Nacional e a pesquisa histórica. In: MATTOS, Ilmar Rohloff de. Ler e Escrever para contar: documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro,RJ[s. n.],1998.
BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto, 2005.
BASTOS, Maria Helena. Câmara. As revistas pedagógicas e a atualização do Professor: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI,Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista:a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo, SP: Escrituras, 2002.
BÜRIGO, Elisabete Zardo. Movimento da matemática moderna no Brasil:
estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Porto Alegre, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. 2. ed. São
Paulo, SP: Contexto, 1998.
CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo,SP: Escrituras, 2002.
D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva. The Dynamics and consequences of the
modern mathematics reform movement for Brazilian mathematics
education. 1987. Thesis (Doctor of Philosophy)- Indiana University.
DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In:
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto,
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p.9-43, jan./jun. 2001.
NÓVOA, Antônio. A Imprensa de Educação e ensino: concepções e organização do repertório português. In: CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo,SP: Escrituras, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 177-203, 2002.
RIOS FILHO, Adolfo Morales de Los. O Rio de Janeiro imperial. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Topbooks, 2000.
SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? Rio de Janeiro, 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica. Revista
SOARES, Flavia dos Santos; DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da.Ensino de Matemática no século XX: da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n.11, p.7-15, jan./jun. 2004.
SOARES, Flávia. A divulgação da matemática moderna na imprensa periódica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005. Porto. Anais... . Lisboa: APM, 2005. CD- ROM.
MIORIM, Maria Ângela; BRITO, Arlete de Jesus; SOARES, Flávia. Compromissos sociais do Movimento da Matemática Moderna. Mesa-redonda. ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2004, Recife. Anais... .Recife: SBEM, 2004. CDROM.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p.151-167, 2003.
VITTI, Catarina Maria. Movimento da matemática moderna: memória, vaias e aplausos. Piracicaba,1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.