FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA

Autores/as

  • Flávia Soares PUCRIO

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244

Resumen

Nos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações com a História, a Educação e a Educação Matemática. Essas discussões acompanham outros debates que mostram que o trabalho do historiador e as ferramentas utilizadas para escrever a história vêm sofrendo diversas influências que proporcionaram a ampliação de conceitos e a admissão de novos instrumentos e de novas abordagens à pesquisa histórica que estão sendo incorporadas pelos pesquisadores que se dedicam à História da Educação Matemática brasileira. Nesse artigo, tem-se como objetivo enfatizar o uso do jornal como fonte histórica, rico para a compreensão das práticas escolares, destacando a sua importância como veículo de divulgação das idéias do Movimento da Matemática Moderna no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. A Biblioteca Nacional e a pesquisa histórica. In: MATTOS, Ilmar Rohloff de. Ler e Escrever para contar: documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro,RJ[s. n.],1998.

BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto, 2005.

BASTOS, Maria Helena. Câmara. As revistas pedagógicas e a atualização do Professor: A Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI,Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista:a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo, SP: Escrituras, 2002.

BÜRIGO, Elisabete Zardo. Movimento da matemática moderna no Brasil:

estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Porto Alegre, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. 2. ed. São

Paulo, SP: Contexto, 1998.

CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo,SP: Escrituras, 2002.

D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva. The Dynamics and consequences of the

modern mathematics reform movement for Brazilian mathematics

education. 1987. Thesis (Doctor of Philosophy)- Indiana University.

DE LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In:

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo, SP: Contexto,

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p.9-43, jan./jun. 2001.

NÓVOA, Antônio. A Imprensa de Educação e ensino: concepções e organização do repertório português. In: CATANI, Denise Bárbara; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa pedagógica e a História da Educação. São Paulo,SP: Escrituras, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 177-203, 2002.

RIOS FILHO, Adolfo Morales de Los. O Rio de Janeiro imperial. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Topbooks, 2000.

SOARES, Flávia dos Santos. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? Rio de Janeiro, 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica. Revista

SOARES, Flavia dos Santos; DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da.Ensino de Matemática no século XX: da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n.11, p.7-15, jan./jun. 2004.

SOARES, Flávia. A divulgação da matemática moderna na imprensa periódica. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005. Porto. Anais... . Lisboa: APM, 2005. CD- ROM.

MIORIM, Maria Ângela; BRITO, Arlete de Jesus; SOARES, Flávia. Compromissos sociais do Movimento da Matemática Moderna. Mesa-redonda. ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2004, Recife. Anais... .Recife: SBEM, 2004. CDROM.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Controvérsias sobre educação matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo Stávale. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p.151-167, 2003.

VITTI, Catarina Maria. Movimento da matemática moderna: memória, vaias e aplausos. Piracicaba,1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba,1998.

Publicado

2006-07-17

Cómo citar

Soares, F. (2006). FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA. Revista Diálogo Educacional, 6(18), 65–77. https://doi.org/10.7213/rde.v6i18.3244