Intervenção pedagógica para a promoção da alfabetização científica em meninas privadas de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10

Palavras-chave:

Agenda 2030, Ensino e aprendizagem, Formação cidadã

Resumo

Ao se considerar a educação como um direito essencial ao progresso dos adolescentes que se encontram em medida socioeducativa, o processo de ensino e aprendizagem deve ser adaptado às condições exigidas por este cenário, essencialmente, quando voltado para a promoção da Alfabetização Científica. Nesse viés, o objetivo deste estudo foi discutir sobre uma intervenção pedagógica aplicada no processo de ensino e aprendizagem de meninas em privação de liberdade com foco na promoção da Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica foi materializada por meio de uma Sequência Didática que abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao longo de cinco encontros. Os sujeitos envolvidos foram cinco adolescentes do sexo feminino, que se encontravam em cumprimento de medida socioeducativa, com faixa etária de 12 a 18 anos de idade. Os resultados mostram evidências de construção de conhecimentos pelas participantes, bem como o alcance de todos os indicadores de Alfabetização Científica considerados (seriação de informações, organização de informações, classificação de informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão e explicação). Infere-se, portanto, a necessidade de oferecer condições para que meninas privadas de liberdade desenvolvam competências e habilidades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades que as instiguem à observação, à análise de um problema e à reflexão crítica, estimulando-as à construção de conhecimento e o respeito às opiniões divergentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Miceia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor de Biologia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Rodrigues, M. de P., Silva, N. C. da, & Araújo, M. F. F. de. (2025). Intervenção pedagógica para a promoção da alfabetização científica em meninas privadas de liberdade. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1624–1638. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10