Intervención pedagógica para la promoción de la alfabetización científica en niñas privadas de libertad
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO10Palabras clave:
Agenda 2030, Ensino e aprendizagem, Formação cidadãResumen
Ao se considerar a educação como um direito essencial ao progresso dos adolescentes que se encontram em medida socioeducativa, o processo de ensino e aprendizagem deve ser adaptado às condições exigidas por este cenário, essencialmente, quando voltado para a promoção da Alfabetização Científica. Nesse viés, o objetivo deste estudo foi discutir sobre uma intervenção pedagógica aplicada no processo de ensino e aprendizagem de meninas em privação de liberdade com foco na promoção da Alfabetização Científica. A pesquisa qualitativa de intervenção pedagógica foi materializada por meio de uma Sequência Didática que abordou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao longo de cinco encontros. Os sujeitos envolvidos foram cinco adolescentes do sexo feminino, que se encontravam em cumprimento de medida socioeducativa, com faixa etária de 12 a 18 anos de idade. Os resultados mostram evidências de construção de conhecimentos pelas participantes, bem como o alcance de todos os indicadores de Alfabetização Científica considerados (seriação de informações, organização de informações, classificação de informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, levantamento de hipóteses, teste de hipóteses, justificativa, previsão e explicação). Infere-se, portanto, a necessidade de oferecer condições para que meninas privadas de liberdade desenvolvam competências e habilidades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem por meio de atividades que as instiguem à observação, à análise de um problema e à reflexão crítica, estimulando-as à construção de conhecimento e o respeito às opiniões divergentes.
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