Aderência à ciência aberta pelos periódicos da área de educação

analise a partir do catálogo da FEPAE/ANPED

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS06

Résumé

O estudo discute à aderência da ciência aberta nos periódicos vinculado ao catálogo do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped). Desse modo, foram analisados os dados coletados de 174 periódicos por meio de sua página eletrônica, com a identificação de uma variedade de práticas e políticas adotadas em relação à ciência aberta, sem necessariamente significar que a maioria esteja plenamente alinhada ao movimento de abertura. Apesar dos desafios, a adoção da ciência aberta pelos periódicos em educação fortalecerá a integridade e a transparência da pesquisa, promovendo uma cultura mais colaborativa e de socialização na comunicação científica. Os resultados apontaram que a maioria dos periódicos adota revisão duplo cega (77,59%), com apenas 1,15% permitindo revisão aberta. Quanto aos dados abertos, 93,10% dos periódicos não fornecem orientações, e apenas 4,60% incentivam sua disponibilização. Além disso, apenas 31,61% permitem autoarquivamento. Com isso, emerge a necessidade de aprimorar políticas editoriais, com transparência e integridade na publicação científica em educação. Logo, o tipo de adesão à ciência aberta experimentada nos periódicos da área de educação e a pouca disponibilização de dados podem comprometer a credibilidade e replicabilidade da pesquisa na área.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Fernando Correia de Almeida, UFAM

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2017), Especialista no Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental Ciência é Dez! (2022) pelo Instituto Federal do Amazonas, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Discente do doutorado em educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas, vinculado a linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação, comunicação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ciência aberta e produção de conhecimento na Amazônia.

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional e Coordenadora do Doutorado em Rede Educanorte - Polo Manaus. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Vice diretora da FACED/UFAM. Coordenadora Institucional do Doutorado em Rede Educanorte, membro do Comitê Executivo do Programa de Apoio aos Periódicos Científicos da Universidade Federal do Amazonas - PAPC/UFAM e presidente da CGRRDE. Em 2022 se tornou pesquisadora visitante na Kingston University London. Foi coordenadora Nacional do Forpred (2019-2021), foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2017-2022), foi presidente do Forpred-Norte(2018-2019) e Vice-presidente Norte da Anped.(2021-2023). Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia. As pesquisas desenvolvidas possuem financiamento direto da FAPEAM, CAPES e CNPq.

David Goes Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), mestre em Educação (2021), graduado em Pedagogia (2018) e em Ciências Biológicas (2013). Na área de educação atuou na Educação do Campo, tem experiência nas Políticas Públicas de Correção de Fluxo Escolar. Na área das Ciências Biológicas atua no ensino de Biologia e possui experiência na área de Genética Médica e Bioquímica, com ênfase em Distúrbios Genéticos e Metabólicos. Atualmente é professor de Biologia na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM) e editor da Revista Amazônida do PPGE/UFAM.

Téléchargements

Publiée

2024-09-12

Comment citer

Almeida, L. F. C. de, Garcia, F. M., & Ferreira, D. G. (2024). Aderência à ciência aberta pelos periódicos da área de educação: analise a partir do catálogo da FEPAE/ANPED. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS06