Infâncias e migrações transnacionais

conversas sobre educação, cotidiano e tecnologias

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Résumé

O artigo aborda aspectos de um estudo com crianças em situação de refúgio e a relação com a aprendizagem no contexto da pandemia de Covid -19 por meio do Ensino Remoto Emergencial adotado pelas escolas. A experiência foi construída em encontros com migrantes para auxiliá-los na continuidade das atividades escolares, buscando contribuir para a sua inclusão em escolas do Rio de Janeiro.  Inspiradas por Larrosa (2002) propomos um caminho a partir da experiência e tratamos a conversa como método para essa pesquisa. Encontramos possibilidades para tratar das infâncias, ouvindo as narrativas infantis como um convite para pensar sobre os lugares e as vivências compartilhadas.  As crianças – duas meninas e um menino – são irmãos e vieram da Síria em 2015 e, em 2018 foram matriculados em uma escola da rede privada do Rio de Janeiro. Por meio das narrativas percebemos representações sobre cotidianos vividos, costumes, aprendizagem e tecnologias, bem como expectativas, sonhos interrompidos, falta de interação com a comunidade escolar e ausência de educação intercultural. Estudo qualitativo em que a metodologia privilegiou a análise das narrativas infantis, considerando a vivência dos três irmãos e a experiência migratória. A potência dos diálogos compartilhados possibilitou reflexões a respeito das migrações transnacionais e a importância da escola para o processo de inclusão na sociedade. Apontamos a relevância de problematizar as infâncias migrantes e a troca de saberes que pode ser construída em processos de aprendizagem que consideram a heterogeneidade cultural.

Palavras-chave: Infâncias. Migrações Transnacionais. Educação. Tecnologias. Pandemia

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Adriana Maria de Assumpção, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá/ Docente Permanente

Carla Antunes Pereira

Pedagoga formada pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, com Registro de Pedagoga pelo CFEP (Conselho Federal de Educadores e Pedagogos). Possui formação em Letras - Língua e Literatura Inglesa e experiência em ESL (English as a second language) na Educação Infantil. Mestre em Educação, na linha de pesquisa TICPE (Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA). Doutoranda em Educação, na mesma linha de pesquisa e programa. Atua como Professora de Ensino Fundamental na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Também atua como professora-tutora EAD, pela UNIRIO, no Consórcio CEDERJ.

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Publiée

2024-06-06

Comment citer

de Assumpção, A. M., & Pereira, C. A. (2024). Infâncias e migrações transnacionais: conversas sobre educação, cotidiano e tecnologias. Revista Diálogo Educacional, 24(81). Consulté à l’adresse https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/31248