École, exigence et rigueur
Contribution à une approche complexe et inclusive
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16Résumé
Este é um texto onde, a partir dos pressupostos do que Trindade e Cosme (2016) designam por paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação, se confrontam as perspetivas de exigência e rigor académicos que se coadunam com tais pressupostos. Como resultado da reflexão produzida, constata-se, em primeiro lugar, que estas categorias não só não são propriedade do paradigma da instrução, como são entendidas, em alternativa, como categorias indispensáveis à afirmação de uma Escola que visa assumir-se como um espaço culturalmente significativo e humanamente empoderador. Neste sentido, estamos perante um texto que, ao libertar tais categorias curriculares e pedagógicas das amarras onde os instrucionistas as encerraram, pretende contribuir para propor uma leitura mais complexa e inclusiva acerca da exigência e do rigor académicos, no momento em que tem em conta quer os alunos e as suas singularidades quer uma outra visão epistemológica acerca do conhecimento.
Téléchargements
Références
BEHRENS, M. A. Contributos de Edgar Morin e Paulo Freire no paradigma da complexidade. In: BEHRENS, M.A.; ENS, R. T. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: 2015. 23-45.
BRUNER, J. Cultura da educação. Lisboa: Edições 70, 2000.
COSME, A. A acção docente como uma acção de interlocução qualificada. Porto: Livpsic, 2009.
CRATO, N. O ‘Eduquês’ em discurso directo: Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista. Lisboa: Gradiva, 2006.
HESSEN, J. Teoria do conhecimento. S. Paulo: Martins Fontes, 2000
JUSTINO, D. No silêncio somos todos iguais. Lisboa: Gradiva, 2005.
LIBÂNEO, J. C. A persistente dissociação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento disciplinar na formação de professores: Problemas e perspectivas. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2012. Retrieved: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT04%20Trabalhos/GT041936_int.df.
MARTINS, G. O. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, 2017.
MEIRIEU, P. O cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OECD. The future of education and skills – Education 2030: The future we want. Paris: OECD, 2018.
PERRENOUD, P. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SÁ, R. A. Em busca de uma pedagogia complexa. In: BEHRENS, M.A.; ENS, R. T. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: 2015. 61-74.
TRINDADE, R. O contributo da Psicologia da Educação e o desenvolvimento de projetos de formação de profissionais de educação: Exigências e possibilidades. Porto: Mais Educação, 2021.
TRINDADE, R. Escola, poder e saber: A relação pedagógica em debate. Porto: LivPsic, 2009.
TRINDADE, R; COSME, A. Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 50, p. 1031-1051, out./dez. 2016.
TRINDADE, R; COSME, A. Escola, Educação e Aprendizagem: Desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: WAK editora, 2010.
VALENTE, G. Os anos devastadores do Eduquês: Contributos para a História da Educação depois do 25 de Abril. Lisboa: Editorial Presença, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.