School, exigency and rigor
Contribution to a complex and inclusive approach
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS16Abstract
This is a text where a confrontation is proposed between the perspectives of academic demand and rigor, based on the assumptions of what Trindade and Cosme (2016) call paradigms of instruction, learning and communication paradigms. As a result of such exercise, we advocate, firstly, that these categories are not a property of the instruction paradigm and, alternatively, are indispensable categories for the affirmation of a School that aims to assume itself as a space culturally meaningful and humanly empowering. In this sense, we are faced with a text that, by contributing to freeing such curricular and pedagogical categories from the shackles where instructionists locked them up, intends to contribute to proposing a more complex and inclusive reading about the academic requirement and rigor, when it takes into account both students and their singularities wants another epistemological vision about knowledge.
Downloads
References
BEHRENS, M. A. Contributos de Edgar Morin e Paulo Freire no paradigma da complexidade. In: BEHRENS, M.A.; ENS, R. T. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: 2015. 23-45.
BRUNER, J. Cultura da educação. Lisboa: Edições 70, 2000.
COSME, A. A acção docente como uma acção de interlocução qualificada. Porto: Livpsic, 2009.
CRATO, N. O ‘Eduquês’ em discurso directo: Uma crítica da pedagogia romântica e construtivista. Lisboa: Gradiva, 2006.
HESSEN, J. Teoria do conhecimento. S. Paulo: Martins Fontes, 2000
JUSTINO, D. No silêncio somos todos iguais. Lisboa: Gradiva, 2005.
LIBÂNEO, J. C. A persistente dissociação entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento disciplinar na formação de professores: Problemas e perspectivas. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2012. Retrieved: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT04%20Trabalhos/GT041936_int.df.
MARTINS, G. O. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, 2017.
MEIRIEU, P. O cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer: A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
OECD. The future of education and skills – Education 2030: The future we want. Paris: OECD, 2018.
PERRENOUD, P. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SÁ, R. A. Em busca de uma pedagogia complexa. In: BEHRENS, M.A.; ENS, R. T. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade: Novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: 2015. 61-74.
TRINDADE, R. O contributo da Psicologia da Educação e o desenvolvimento de projetos de formação de profissionais de educação: Exigências e possibilidades. Porto: Mais Educação, 2021.
TRINDADE, R. Escola, poder e saber: A relação pedagógica em debate. Porto: LivPsic, 2009.
TRINDADE, R; COSME, A. Instruir, aprender ou comunicar: Reflexão sobre os fundamentos das opções pedagógicas perspetivadas a partir do ato de ensinar. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 50, p. 1031-1051, out./dez. 2016.
TRINDADE, R; COSME, A. Escola, Educação e Aprendizagem: Desafios e respostas pedagógicas. Rio de Janeiro: WAK editora, 2010.
VALENTE, G. Os anos devastadores do Eduquês: Contributos para a História da Educação depois do 25 de Abril. Lisboa: Editorial Presença, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.